metropoles.com

Maia: depoimento de porteiro não afeta pauta da Câmara

Segundo o presidente da Casa, o episódio que revelou a menção a Jair Bolsonaro não deve ser analisado pelos deputados

atualizado

Compartilhar notícia

Andre Borges/Especial para o Metrópoles
Rodrigo Maia
1 de 1 Rodrigo Maia - Foto: Andre Borges/Especial para o Metrópoles

O presidente da Camara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse nesta quarta-feira (30/10/2019) que a pauta da Casa não é afetada “de jeito nenhum” pela menção ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), em depoimento do porteiro do condomínio Vivendas da Barra, na investigação do assassinato de Marielle Franco e Anderson do Carmo.

“[Não afeta] De jeito nenhum. Esse não é o papel da Câmara, analisar este tipo de fato. Precisamos continuar com a pauta da Câmara, com nosso foco e com nosso objetivo de votar matérias para reorganizar o Estado brasileiro”, afirmou Maia.

O presidente da Casa confirmou ainda que votará em plenário nesta noite o projeto de lei que torna menos rigorosas as regras para posse e porte de armas de fogo no país. O PL 3723/19 foi discutido nessa terça (29/10/2019), mas, mais uma vez, o debate em torno do tema não avançou.

De relatoria do deputado Alexandre Leite (DEM-SP), o texto diminui de 25 anos para 21 a idade mínima para a compra do armamento, além de permitir a regularização da posse sem comprovação de capacidade técnica, laudo psicológico ou ficha limpa – sem antecedentes criminais.

Reforma administrativa
Após se reunir com o ministro da Economia, Paulo Guedes, nesta manhã, Maia informou que o governo vai enviar na terça-feira da semana que vem (05/11/2019) o texto da reforma administrativa e do pacto federativo.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), de acordo com Maia, marcou uma reunião com a equipe econômica para receber as propostas. Inicialmente, os projetos seriam encaminhados nesta semana. 

“Reforma administrativa vem semana que vem. Queremos o texto do governo, que deve ser apresentado na próxima semana. [A proposta] Vem com o objetivo de sinalizar a reforma, que interessa ao governo”, explicou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?