metropoles.com

Maia critica Lira por defender sanção do Orçamento 2021: “Piada”

O atual presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e o ex-presidente da Casa Rodrigo Maia trocaram farpas pelo Twitter sobre o texto

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Rodrigo Maia
1 de 1 Rodrigo Maia - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A três dias de vencer o prazo para Jair Bolsonaro assinar o Orçamento 2021, o atual presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e o ex-presidente da Casa Rodrigo Maia trocaram farpas pelo Twitter sobre a sanção do texto.

Tudo começou quando Lira publicou que seu antecessor dificultou a aprovação do orçamento por ‘compromissos políticos’. Maia, que critica diversos pontos do texto, não se intimidou. E replicou o post com figurinhas de risada.

Em seguida, completou: “O presidente da Casa virou humorista. Aliás, defender a sanção do orçamento de 2021 só pode ser uma piada.”

Para Maia, Orçamento está “falido” e “capturado pelos projetos paroquiais”. Em entrevista ao Estado de S.Paulo, ele afirmou que a prova disso é o volume de emendas parlamentares (gastos incluídos por deputados e senadores no Orçamento para obras nos lugares em que foram eleitos), superior aos recursos destinados à despesas obrigatórias do governo.

O parlamentar diz ainda que não é certo pressionar a sanção de um Orçamento ilegal. “Tenho convicção que o presidente não deve e não pode sancionar”, declara.

Como já mostrou o Metrópoles, se Bolsonaro assinar o texto, o ato pode ser interpretado como crime de responsabilidade, o que encaminharia um processo de impeachment.

Lira, no entanto, segue incentivando a sanção do Orçamento e afirma que o processo de impeachment não ocorreria, porque ele próprio é quem dá início a uma possível cassação de mandato.

A equipe econômica concorda com Maia e aconselha o presidente a vetar os gastos adicionais com emendas de forma que não fique nas mãos do Congresso. As casas podem não aprovar o projeto enviado, mesmo diante de um acordo, caso, por alguma razão, o bom relacionamento com Bolsonaro acabe. 

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?