metropoles.com

Lula se reúne com Fernández para propor linha de crédito à Argentina

Argentina enfrenta uma grave crise econômica, com peso desvalorizado e inflação registrando percentuais inéditos em 30 anos

atualizado

Compartilhar notícia

Ricardo Stuckert
Lula e Alberto Fernandez posam para foto na Casa Rosada
1 de 1 Lula e Alberto Fernandez posam para foto na Casa Rosada - Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne, na tarde desta terça-feira (2/5), com o presidente da Argentina, Alberto Fernández. O encontro está previsto para as 17h, no Palácio da Alvorada.

Durante a reunião entre os dois chefes de Estado, Lula deve propor a Fernández uma linha de crédito para que a Argentina compre produtos brasileiros. A ideia é que seja criado uma espécie de “crédito de exportação”, um financiamento às empresas brasileiras que vendem para empresas argentinas que importam serviços e mercadorias do Brasil.

“A gente vem discutindo há algum tempo o que a gente chama de crédito para exportação. Na verdade, é um financiamento às empresas brasileiras que vendem para a Argentina, e são essas empresas [argentinas] que importam serviços e mercadorias do Brasil”, disse o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Gabriel Galípolo, em entrevista à GloboNews.

BNDES deve financiar linha de crédito

Segundo ele, cerca de 210 empresas brasileiras exportam para a Argentina. O país é um dos principais parceiros econômicos do Brasil, ficando atrás apenas de China e Estados Unidos.

No ano passado, as exportações do Brasil para o país vizinho somaram R$ 15,3 bilhões, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio Exterior e Serviços.

A expectativa é de que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) financie a linha de crédito. Nessa hipótese, o BNDES repassa os recursos para a empresa brasileira que vai exportar seus produtos ou recursos. Caso a Argentina não pague o empréstimo, o Fundo de Garantia à Exportação assume o valor devido.

“O BNDES tem muita experiência nisso, de financiamento de exportações. O papel do BNDES é essencial nesse processo, mas obviamente tem toda uma governança interna do BNDES do ponto de vista de garantias, exigências que precisam ser cumpridas, e o BNDES vem apoiando e participando dessas discussões”, afirmou Gabriel Galípolo.

Crise econômica argentina

A Argentina enfrenta uma grave crise econômica. O dólar, por exemplo, tem registrado recordes em comparação ao peso, moeda argentina. A inflação no país está 104% ao ano, maior percentual em 30 anos.

Recentemente, Alberto Fernández anunciou que não vai se candidatar à reeleição. No anúncio, ele disse que a Argentina enfrenta “tantas dificuldades”, citando que há famílias em situação de pobreza ou de baixa renda e a seca que atinge o país, chamada por Fernández de a pior do último século.

Lula e Alberto Fernández são aliados políticos. Fernández, por exemplo, esteve na posse de Lula em 1º de janeiro deste ano, e visitou o aliado quando o petista estava preso em Curitiba (PR), em razão de uma condenação na Operação Lava Jato.

Em janeiro deste ano, Lula foi a Buenos Aires, em sua primeira viagem internacional como novo presidente do Brasil. Em discursos, os dois chefes de Estado defenderam a criação de uma moeda comum.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?