Lula lamenta morte de ex-senador José Paulo Bisol: “Grande brasileiro e amigo”

O ex-senador morreu neste sábado, aos 92 anos, em Porto Alegre, por insuficiência respiratória

atualizado 26/06/2021 13:58

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou, neste sábado (26/6), a morte do ex-senador José Paulo Bisol. Ele tinha uma forte relação com o petista, ao lado de quem foi duas vezes candidato a vice-presidente.

“Um grande brasileiro, companheiro e amigo. O melhor parceiro que eu poderia ter tido na emocionante campanha de 1989”, disse em conta oficial no Twitter.

Lula também compartilhou uma nota de pesar escrita por ele. “Bisol amou nosso país, pensou e lutou por um Brasil melhor”, disse.

O ex-senador José Paulo Bisol morreu neste sábado, em Porto Alegre, por insuficiência respiratória. Ele tinha 92 anos e estava internado no Hospital Moinhos de Vento há duas semanas.

Durante a carreira política, destacou-se como como relator da subcomissão de patrimônio na CPMI do Orçamento, ao denunciar e juntar provas de corrupção envolvendo a Construtora Odebrecht.

Formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Bisol também era graduado em Comunicação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Envolvido por essas duas paixões, o ex-senador era conhecido pela dedicação à defesa dos direitos humanos.

Veja a íntegra da nota:

“José Paulo Bisol foi um grande amigo e companheiro. Foi deputado estadual, advogado, professor, desembargador, escritor, senador na Constituinte, e secretário de segurança do Rio Grande do Sul, sempre atuando como defensor dos direitos humanos, da democracia e homem público ético. Um brasileiro que não poderá jamais ser esquecido.

Fomos companheiros de chapa, eu no PT, ele no PSB de Miguel Arraes, em 1989. A campanha de 1989 foi a primeira da Nova República e de uma geração de brasileiros que podiam finalmente escolher seu presidente, e foi certamente a mais emocionante da minha vida. E Bisol foi o melhor companheiro que eu poderia ter naquela jornada.

Bisol amou nosso país, pensou e lutou por um Brasil melhor. Minha solidariedade e meus sentimentos aos familiares, filhos, netos e bisnetos, amigos e admiradores de José Paulo Bisol.

Luiz Inácio Lula da Silva”

Últimas notícias