metropoles.com

Lula e primeiro-ministro do Canadá conversam sobre guerra na Ucrânia

Por telefone, presidente Lula e primeiro-ministro Justin Trudeu ainda conversaram sobre o desenvolvimento sustentável de Brasil e Canadá

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Presidente Lula acompanhando do Ministro da Educação, Camilo Santana, participam da cerimônia de anúncio da recomposição orçamentária para as Universidades e Institutos Federais 1
1 de 1 Presidente Lula acompanhando do Ministro da Educação, Camilo Santana, participam da cerimônia de anúncio da recomposição orçamentária para as Universidades e Institutos Federais 1 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone, nesta quinta-feira (20/4), com o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau. Foi a primeira vez que os dois chefes de governo conversaram.

Segundo o Palácio do Planalto, durante o telefonema, que durou mais de uma hora, Lula e Trudeau falaram sobre o desenvolvimento sustentável dos dois países, a guerra na Ucrânia e a importância da paz e da governança global.

De acordo com o governo brasileiro, o presidente Lula convidou o primeiro-ministro para visitar o Brasil. “Trudeau agradeceu e manifestou interesse em visitar o país e, também, em conversar com o presidente brasileiro, em Hiroshima, no encontro do G7, em algumas semanas”, informou a Presidência da República.

Mais cedo, nesta quinta, Lula e Trudeau participaram do Fórum das Grandes Economias sobre Energia e Clima, cúpula virtual realizada pelos Estados Unidos.

No evento, Lula disse que “não há sustentabilidade num mundo em guerra” ao citar o conflito entre Rússia e Ucrânia. “Somos defensores intransigentes da paz entre os povos”, defendeu o presidente.

A declaração foi feita após o mal-estar diplomático entre Brasil e Estados Unidos provocado por declarações de Lula sobre suposta falta de empenho norte-americano pela paz no Leste Europeu.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?