metropoles.com

Lula confirma apoio a Freixo, Manuela D’Ávila e Marília Arraes

Ex-presidente revelou, após encontro com bancadas do PT na Câmara e no Senado, parte da estratégia do partido nas eleições municipais

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
registro candidatura Lula
1 de 1 registro candidatura Lula - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Após se reunir com as bancadas petistas da Câmara e do Senado, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou que o PT apoiará candidaturas de outros partidos de esquerda no Rio de Janeiro e em Porto Alegre, no primeiro turno.

Na capital fluminense, já está consolidada a aliança em torno do nome do deputado Marcelo Freixo (PSol) e, em Porto Alegre, o partido estará na chapa com a ex-deputada Manuela D’Ávila (PCdoB).

“Rio de Janeiro já tem quase que uma cultura estabelecida no PT que é o apoio ao Freixo. Acho que está quase que consolidado, e é assim que a gente vai tocando o barco”, disse o ex-presidente ao sair do encontro com deputados e senadores do partido em um hotel de Brasília.

“Há uma tendência natural do PT de apoiar a Manuela. Acho que essa é uma questão difícil de gente de fora dar um palpite”, disse o presidente. “A Manuela é uma grande companheira e certamente será uma grande candidata”, disse o ex-presidente.

O apoio às duas candidaturas ocorre mesmo após a estratégia definida pelo partido de lançar o máximo possível de candidatos neste ano para tentar uma guinada, após a derrota na disputa eleitoral de 2018.

“Eu gostaria que o PT tivesse candidato em todas as cidades, porque a disputa eleitoral é um momento de você utilizar rádio e televisão para dizer qual é o legado, desde a primeira prefeitura que a gente elegeu, em 1982, até as coisas boas que se fez no governo federal e que o governo atual está desmontando. Ao mesmo tempo, é uma oportunidade de você, ao vivo, desmentir as mentiras que são contadas todo santo dia pelas redes sociais”, disse o petista.

Recife
Dentro dessa estratégia, Lula também deixou claro seu apoio ao nome da deputada petista Marília Arraes para a prefeitura de Recife, apesar da disputa interna dentro do próprio partido no estado, liderado pelo senador Humberto Costa.

“Eu defendo que ela seja candidata em Recife. É lógico que a decisão final depende da Marília e depende dos diretórios regional e municipal de Recife. Eu só posso demonstrar o que eu tenho preferência. Agora, quando o PT se reunir e tomar uma decisão, o Lula será um soldado a serviço do PT”, disse o ex-presidente.

Em 2018, Lula foi duramente criticado ao interferir para que a neta do ex-governador de Pernambuco Miguel Arraes desistisse da candidatura – que aparecia bem nas pesquisas – ao governo do estado, para evitar que o PSB ficasse ao lado de Ciro Gomes na eleição presidencial.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?