metropoles.com

Japão deve formalizar, até abril, convite para Lula ir ao G7 em maio

G7 se reunirá em Hiroshima, no Japão, entre 19 e 21 de maio. Presidente Lula passará a organizar viagem ao país após convite ser formalizado

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva discursa com brasão da Republica ao fundo - Metrópoles
1 de 1 Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva discursa com brasão da Republica ao fundo - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve receber um convite para que o Brasil participe do encontro do G7, que vai se reunir em Hiroshima, no Japão, entre os dias 19 e 21 de maio.

O grupo é composto pelos sete países mais industrializados do mundo: Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido.

Segundo apurou o Metrópoles, a expectativa é que Lula receba, até a primeira quinzena de abril, um telefonema do primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, para formalizar o convite. A partir do convite, o Palácio do Itamaraty passará a organizar a viagem do presidente ao país asiático.

No início desta semana, o embaixador do Japão no Brasil, Hayashi Teiji, disse que “é essencial que o Japão coopere com o Brasil em questões globais, como mudança climática, saúde e desenvolvimento”.

É praxe do G7 convidar países não-membros para reuniões a fim de tratar do desenvolvimento sobre a economia mundial.

A última vez que o Brasil participou de um encontro do grupo foi em 2008, durante o segundo mandato de Lula. O país também recebeu convites nos anos de 2003, 2005 e 2006. Durante a gestão de Jair Bolsonaro (PL), o Brasil ficou de fora dos encontros.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?