metropoles.com

Guaidó chega ao Brasil nesta noite: encontro com Bolsonaro na quinta

O porta-voz do Palácio do Planalto, Otávio Rêgo Barros, confirmou a visita do interino no país para visita pessoal com o presidente

atualizado

Compartilhar notícia

FERNANDO LLANO/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Juan Guaido participa de ato em Caracas
1 de 1 Juan Guaido participa de ato em Caracas - Foto: FERNANDO LLANO/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

O autoproclamado presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó, vai se encontrar com o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), nesta quinta-feira (28/2), às 14h. A ideia é discutir a crise no país vizinho. O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, participará do encontro.

Juan Guaidó chega ao Brasil nesta quarta-feira (27/2), por volta de meia-noite. Ele viaja a bordo de uma aeronave da Força Aérea colombiana.

Grupo de Lima
O vice-presidente brasileiro, Hamilton Mourão (PRTB), já se encontrou com o interino venezuelano na última segunda-feira (25/2) em Bogotá, na Colômbia, para tentar amenizar a crise diplomática entre países da América e a Venezuela, juntamente com o Grupo de Lima.

Para Mourão, o “regime chavista ameaça a defesa e a segurança no país e não respeita garantias do direito democrático” dos venezuelanos. Para ele, além da falta de liberdade e segurança, a população sofre com os crimes transnacionais, que envolvem dirigentes do atual governo.

De acordo com o vice, a iniciativa de bloquear a fronteira com o Brasil ao negar ajuda humanitária foi uma “violação aos direitos humanos” e que, baseado na história do país, a população “não vai se livrar sozinha da opressão”.

Barreiras
Oficialmente, a fronteira venezuelana com o Brasil continua fechada desde a quinta-feira (21/2) por decreto do presidente Nicolás Maduro. A passagem com a Colômbia foi totalmente bloqueada na noite de sexta-feira (22/2), após a realização do Venezuela Live Aid em Cúcuta, cujo objetivo é arrecadar US$ 100 milhões em 60 dias para fornecer ajuda à população.

No fim de semana, a divisa entre os países, tradicionalmente tranquila, viveu horas de tensão depois que manifestantes venezuelanos, tanto em território brasileiro quanto colombiano, jogarem pedras e coquetéis molotov contra integrantes da Guarda Nacional Bolivariana.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?