Governo federal lança portal unificado, com 1,6 mil sites oficiais

Promessa é oferecer mais de mil serviços digitais até 2020. Evento fez parte do chamado "Dia D da Transformação Digital"

atualizado 22/08/2019 17:20

Michael Melo/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) participou, na tarde desta quinta-feira (22/08/2019), do lançamento do portal único do governo federal, chamado “gov.br”, que vai concentrar 1,6 mil sites oficiais até 2020. O evento, realizado no Palácio do Planalto, recebeu o nome de “Dia D da Transformação Digital”.

O ministro da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, a qual a Secretaria de Comunicação está subordinada, disse que, “com poucos cliques, o pessoal que trabalha e que tem a necessidade de acessar a internet vai ter essa facilidade”.

O portal gov.br está em aplicativo para o sistema Android, com 41 aplicativos do governo migrados.

Serviços
A promessa é de oferecer, por meio do portal, acesso a mais de mil serviços digitais até o fim do ano que vem.

Segundo o governo, neste ano, já foram transformados 315 serviços, acabando com cerca de 12,5 mil atendimentos presenciais. A economia anual estimada fica em torno de R$ 936 milhões, sendo R$ 739 milhões para os cidadãos.

Um dos destaques é para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). É possível fazer, pela internet, a concessão automática dos benefícios e acessar um simulador de aposentadoria.

Redes sociais
A Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República também inaugurou um novo trabalho de divulgação de ações do governo nas redes sociais. O projeto, chamado “SecomVC” já está em funcionamento no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube.

Últimas notícias