metropoles.com

Governadores pedem a Bolsonaro “atitude imediata” por mais vacinas

Em carta, os chefes do Executivo estadual sugerem que o governo procure organismos internacionais para adquirir mais doses do imunizante

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
O presidente Jair Bolsonaro participa do Lançamento da plataforma Participa + Brasil, no Palácio do Planalto
1 de 1 O presidente Jair Bolsonaro participa do Lançamento da plataforma Participa + Brasil, no Palácio do Planalto - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Em meio à crise causada pela alta no número de casos de Covid-19, governadores de 14 estados encaminharam ao presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), nesta quinta-feira (4/2), uma carta pedindo “imediata adoção de providências” para a compra de vacinas contra o coronavírus. Eles sugerem que o governo procure organismos internacionais a fim de adquirir mais doses.

No documento, os mandatários estaduais dizem que as medidas que foram tomadas para tentar conter o avanço do vírus estão “próximas do exaurimento” e que a pandemia “seguirá ceifando vidas, ameaçando, desafiando e entristecendo todos nós”.

Para os governadores, “a vacinação em massa, com a maior brevidade possível, é a alternativa que se afigura como a mais recomendável”.

Os governadores citam a criação de novas vagas de UTI, contratação de profissionais de saúde, compra de equipamentos para hospitais e adoção de medidas de distanciamento social como medidas de restrição que tomaram nas últimos semanas.

Veja a íntegra da carta:

Carta de governadores a Bolsonaro by Metropoles on Scribd

Capitais populosas, como São Paulo e Rio, anunciaram a adoção de restrição à circulação de pessoas nos últimos dias. “Os entes Federados têm envidado todos os seus esforços, mas estão no limite de suas forças e possibilidades”, diz o texto.

Assinam a carta os governadores de Alagoas, Renan Filho (MDB); Amapá, Waldez Goés (PDT); Bahia, Rui Costa (PT); Ceará, Camilo Santana (PT); Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB); Maranhão, Flávio Dino (PCdoB); Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM); Pará, Hélder Barbalho (MDB); Paraíba, João Azevêdo (Cidadania); Pernambuco, Paulo Câmara (PSB); Piauí, Wellingon Dias (PT); Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT); Rio Grade do Sul, Eduardo Leite (PSDB); e Sergipe, Belivaldo Chagas (PSD).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?