Insumos para a produção de 14 milhões de doses de vacinas chegam a SP

A Tap Cargo transportou, da China para o Brasil, 8,2 mil litros de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA). O lote foi recebido por João Doria

atualizado 05/03/2021 7:16

Enfermeira prepara vacina contra Covid-19Rafaela Felicciano/Metrópoles

A empresa TAP Cargo transportou para o Brasil, nesta quinta-feira (4/3), uma quantidade recorde de insumos para a produção de cerca de 14 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19. Os produtos, que vieram da China, chegaram às 6h15, a São Paulo.

O lote enviado pela biofarmacêutica Sinovac, parceira internacional do Butantan e do governo de SP no desenvolvimento do imunizante, conta com 8,2 mil litros de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA). A carga chegou em um voo da companhia aérea TAP e passou por escalas em Helsinque, na Finlândia, e Lisboa, em Portugal.

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), o secretário da Saúde, Jean Gorinchteyn e o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, acompanhados pelo diretor-geral da TAP no Brasil, Mario Carvalho, receberam a remessa de matéria-prima para produção local da vacina contra o coronavírus.

“Estamos orgulhosos de poder participar dessa operação que trouxe ao Brasil essa expressiva quantidade de 14 milhões de doses de vacinas, e estamos convictos de que a TAP está ajudando a salvar a vida de muitos brasileiros”, afirmou Mario Carvalho.

No dia 10 de fevereiro, a TAP Cargo já havia transportado o que era até então o maior carregamento de insumos para a vacina, com 5,6 mil litros de IFA vindos da China.

A partir desses insumos, as doses de vacina são envasadas, rotuladas, embaladas e passam por um rígido controle de qualidade no Butantan antes de serem disponibilizadas para a população.

Últimas notícias