Flávio Dino anuncia saída do PCdoB e deve se filiar ao PSB

O governador do Maranhão avalia se candidatar ao Senado, de acordo com integrantes do PSB

atualizado 17/06/2021 17:41

Flávio DinoReprodução/Facebook

O governador do Maranhão, Flávio Dino, usou as redes sociais para anunciar a saída do PCdoB. Dino está a caminho do PSB, partido pelo qual pretende disputar uma vaga ao Senado.

“Informo que pedi desfiliação ao PCdoB. Desejo êxito ao partido na sua caminhada em defesa de uma pátria livre e Justa. Uma grande Frente da Esperança é um vetor decisivo para um novo ciclo de conquistas sociais para o Brasil. A tal tarefa seguirei me dedicando”, disse Dino.

“Agradeço ao PCdoB a acolhida fraterna nesses 15 anos de militância. Diferenças que hoje temos, de estratégia e tática políticas, são menos importantes do que o meu reconhecimento ao papel histórico do partido na defesa de um novo projeto nacional de desenvolvimento para o Brasil”, acrescentou.

A data de filiação de Dino ainda não está fechada, mas deve ocorrer ainda neste mês.

Antes da volta do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao cenário político, Dino era o nome do PCdoB para a corrida ao Planalto. Ao mesmo tempo, ele também admitia compor a coligação para eleger Lula caso essa possibilidade se colocasse.

Agora, a ida de Dino para o PSB reaproxima ainda mais o partido do PT, que foi tradicional aliado ao longo de anos, mas que se afastou durante a candidatura de Eduardo Campos e Marina Silva, em 2014.

A sigla agora acerta detalhes para fazer parte do bloco de apoio à candidatura de Lula ao Planalto em 2022.

Frente ampla

O ida de Dino para o PSB faz parte do mesmo movimento feito por  Marcelo Freixo, na semana passada, que se desfilou do Psol para se candidatar ao governo do Rio de Janeiro, pelo PSB, com apoio de Lula. O objetivo   (PSol), com vistas a uma candidatura ao governo do Rio de Janeiro, apoiada por uma frente ampla, que tem em comum o objetivo de derrotar o presidente Jair Bolsonaro.

Dessa articulação, participam os deputados Alessandro Molon, que será candidato ao Senado no Rio de Janeiro.

A oficialização da candidatura de Freixo ao PSB ocorrerá em um local aberto, devido a pandemia da Covid-19. O ato está marcado para a próxima terça-feira (22/6), às 11h no jardim em frente a Fundação João Mangabeira, no Lago Sul.

Apoio de aliados

Principal aliado do governador Flávio Dino, o secretário das Cidades e Desenvolvimento do Maranhão, Márcio Jerry (PCdoB), usou seu perfil oficial no Twitter para comentar a desfiliação do agora ex-companheiro de partido.

“Total respeito à decisão do amigo e companheiro de lutas há quase 4 décadas, governador Flávio Dino, que nesta data pediu desfiliação do PCdoB. Diferenças de leituras e rumos em dada conjuntura não nos afastam de objetivos e compromissos comuns”, declarou Jerry, que é presidente estadual do partido.

Em uma mensagem complementar, o deputado federal licenciado afirmou que Dino não saiu da trincheira em que a sigla atua, mas “apenas se reposicionou nessa mesma trincheira, reafirmando compromissos que nos unem e nos mantém em permanente combate em defesa do povo e do Brasil”.

Mais lidas
Últimas notícias