Falta coragem a Bolsonaro para controlar preço da gasolina e do gás, diz Lula

Segundo o ex-presidente, os aumentos ocorrem porque a direção da estatal é "mais importante que o presidente da República"

atualizado 08/10/2021 15:02

Luiz Inácio Lula da SilvaRafaela Felicciano/Metrópoles

Ao comentar o novo aumento dos combustíveis anunciado nesta sexta-feira (8/10) pela Petrobras, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que a alta é “sem necessidade” e ocorre porque a estatal “tem uma direção que é mais importante que o presidente da República”.

“A gasolina já subiu 39%, agora com esse novo aumento, nem sei quanto, e digo: sem nenhuma necessidade. O Brasil é autossuficiente em petróleo e tem refinarias altamente qualificadas para produzir a gasolina que precisamos”, argumentou.

“O que está acontecendo com a Petrobras é que tem uma direção que é mais importante que o presidente da Republica. Se ele (Bolsonaro) não tem coragem para enfrentar o militar que está lá (Silve e Luna), significa que o Brasil está precisando de um novo presidente”, disse Lula.

“Não existe nenhuma razão para que o preço do combustível brasileiro, do óleo diesel e do gás seja internacionalizado. Nós somos autossuficientes, tínhamos refinarias de qualidade, tínhamos construído os gasodutos necessários nesse país, tínhamos melhorado a qualidade do nosso óleo diesel e gasolina. Tudo isso foi desmontado e foi dito que era preciso colocar o preço do combustível alinhado com o mercado internacional, porque na verdade é preciso atender aos interesses dos acionistas em Nova York em detrimento aos consumidores e aos trabalhadores”, completou.

O aumento foi anunciado pela estatal e atinge tanto o preço da gasolina quanto o do gás liquefeito de petróleo (GLP), também conhecido como gás de cozinha, vendidos às refinarias. Respectivamente, os combustíveis terão os valores nas refinarias elevados em 7,22% e 7,19%.

“Biruta de aeroporto”

Lula comparou Bolsonaro a uma “biruta de aeroporto”, que fica procurando notícias o tempo todo, sem controle.

“Ele não consegue controlar o preço do frango, ele não controla o custo de vida do povo, não controla a inflação e agora diz que haverá desabastecimento por causa da China. Ele parece uma biruta de aeroporto, sempre virando em busca de uma boa notícia. E a notícia dele é sempre baseada em uma mentira”, disse Lula.

0

 

Últimas notícias