metropoles.com

Em bate-boca na CPI da Covid, Omar Aziz chama Heinze de “mentiroso”

Discussão começou quando senadores perguntaram ao ex-ministro Eduardo Pazuello sobre a crise provocada pela falta de oxigênio em Manaus

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
senador omar aziz CPI da covid no senado federal 1
1 de 1 senador omar aziz CPI da covid no senado federal 1 - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Ao suspender a sessão em meio a um bate-boca na CPI da Covid nesta quarta-feira (19/5), o presidente da comissão, Omar Aziz (PSD-AM), chamou o senador Luiz Carlos Heinze (PP-RS) de “mentiroso”, após o parlamentar governista dizer que o Amazonas rebeceu bilhões de reais e não resolveu o problema.

O ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello tentava se justificar sobre a falta de oxigênio em Manaus, quando senadores perguntaram por que o Ministério da Saúde não atendeu ao pedido do Itamaraty para ajudar o transporte da substância.

Heinze, um contumaz defensor da cloroquina, reclamou da demora. “Por favor, vamos deixar o relator falar para depois seguir a ordem de inscrição”, afirmou.

O relator da CPI da Covid, Renan Calheiros (MDB-AL), disse que faltava “poder de síntese” ao depoente.

Heinze disse, então, que o estado do Amazonas recebeu bilhões de reais do governo federal e Aziz retrucou: “Eu fui governador, rapaz, larga de ser mentiroso. Mentiroso! Não enche meu saco”.

0

Pazuello é o oitavo depoente do colegiado. Antes deles, os senadores ouviram os ex-ministros Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich e o atual chefe da Saúde, Marcelo Queiroga.

O ex-chanceler Ernesto Araújo, o gerente-geral da Pfizer para a América Latina, Carlos Murillo, o ex-secretário de Comunicação da Presidência Fabio Wajngarten e o presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, também prestaram depoimento.

A CPI da Covid-19 tem o objetivo de investigar as ações e omissões do governo federal no enfrentamento à pandemia e, em especial, no agravamento da crise sanitária no Amazonas com a ausência de oxigênio, além de apurar possíveis irregularidades em repasses federais a estados e municípios.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?