metropoles.com

É falsa convocação para eleitores do PT votarem apenas em 8 de outubro

Agência Lupa checou informação que tem circulado pelas redes sociais. Confira resultado

atualizado

Compartilhar notícia

comunicado pt falso LUPA
1 de 1 comunicado pt falso LUPA - Foto: null

Circula na internet a imagem de um comunicado informando os eleitores do PT de que eles só devem votar na segunda-feira (8/10), em virtude de protestos que poderão ocorrer contra o partido no domingo (7), durante a votação em primeiro turno. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material (imagens em destaque e abaixo) fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

 

“Em virtude dos protestos e manifestações que poderão ocorrer no dia 7 de outubro contra o nosso partido (PT), nossos eleitores estão sendo convocados a votar no dia 8 de outubro.”
Frase que acompanha posts (aqui aqui) e que, até as 21h do dia 2 de outubro de 2018, tinha sido compartilhada mais de 154 vezes no Facebook

Procurada, a assessoria de imprensa do Tribunal Superior Eleitoral afirmou que “o primeiro turno das eleições acontece apenas no dia 7 de outubro em todo o Brasil. Além disso, esclareceu: quem vota não tem direito a folga”.

A informação consta no primeiro artigo da resolução nº 23.554, que dispõe sobre as Eleições 2018: “Serão realizadas eleições simultaneamente em todo o país em 7 de outubro de 2018, primeiro turno, e em 28 de outubro de 2018, segundo turno, onde houver, por sufrágio universal e voto direto e secreto.”

Vale ressaltar que um dos posts foi feito por uma página de nome Partido dos Trabalhadores – SP. O site da coligação Brasil Feliz de Novo publicou desmentido.

Em nota, o Facebook informou o seguinte: “Os conteúdos mencionados foram removidos por ferir os padrões da comunidade do Facebook, que não permitem declarações de intenção ou apoio a fraude”.

*Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.

Com reportagem de Clara Becker

Compartilhar notícia