metropoles.com

Deputados cobram do governo envio de cálculos sobre a Previdência

As informações permitiriam aos parlamentares avaliar se os recursos arrecadados são suficientes ou não para o pagamento de benefícios

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
_FL_6369
1 de 1 _FL_6369 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Deputados que integram a comissão especial que analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287/2016, que trata da reforma do sistema de aposentadorias no país, cobraram nesta quarta-feira (8/3) que o governo envie os cálculos atuariais sobre a Previdência. As informações permitiriam aos parlamentares avaliar se os recursos arrecadados são suficientes ou não para o pagamento de benefícios e pensões.

O secretário da Previdência do Ministério da Fazenda, Marcelo Caetano, havia prometido disponibilizar as informações quando esteve na comissão, no dia 15 de fevereiro. Deputados de oposição chegaram a impetrar um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo a suspensão da tramitação da proposta pela ausência de estudos atuariais. Entretanto, na ocasião, o ministro do STF Celso de Mello deu ao governo prazo de dez dias para apresentar explicações.

Nesta quarta, durante audiência pública da comissão, os parlamentares Major Olímpio (Solidariedade-SP), Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) e Alessandro Molon (Rede-RJ) voltaram a cobrar os números. Os três são contrários à proposta de reforma do governo.

“É desrespeitoso nós ficarmos brincando que estamos aperfeiçoando um projeto”, afirmou o Major Olímpio. Arnaldo Faria de Sá disse que as informações são “decisivas” para o debate e deveriam ter acompanhado a proposta enviada à Câmara dos Deputados. Molon reiterou o pedido pelos dados. “Essa questão é séria. Estamos pedindo desde o início os modelos atuariais”, declarou.

O presidente da comissão, Carlos Marun (PMDB-RS), comprometeu-se a cobrar os dados de Caetano. O vice-líder do governo na Câmara, Darcísio Perondi (PMDB-RS), afirmou que conversou com o secretário da Previdência e que os dados serão encaminhados na semana que vem.

“Quero comunicar à mesa que toda a informação pedida está sendo elaborada. Hoje de manhã conversei com o Marcelo e deve ser entregue na próxima semana. E, se for preciso, ele está absolutamente disponível para vir aqui conversar”, disse o deputado.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?