Deputado compara reforma política a "remendo vermelho em calça branca"
Líder do PTB na Câmara, deputado Jovair Arantes (GO) afirmou que votar reforma política para 2018 em cima do prazo "não cai bem"

Em meio à falta de consenso sobre a votação das propostas de reforma política que atualmente tramitam no Congresso, o líder do PTB na Câmara dos Deputados, deputado Jovair Arantes (GO), afirmou que votar os textos das emendas constitucionais agora seria como “fazer remendo vermelho em calça branca: não cai bem”. As Propostas de Emendas Constitucionais (PECs) que propõem mudanças no sistema eleitoral estão na pauta do plenário da Câmara dos Deputados nesta terça-feira (19/9).
Após uma reunião de mais de duas horas na Presidência da Câmara durante a tarde, os líderes partidários não chegaram a um consenso sobre o rito de votação das propostas de reforma política. A previsão é que a discussão continue em um outro encontro marcado para as 20h30, após a votação de duas medidas provisórias.Segundo Arantes, não existe tempo hábil para a votação de um texto coeso que seja válido para as eleições de 2018. A data limite para que as alterações sejam aplicadas no próximo ano é 7 de outubro. No entanto, as PECs precisam ser votadas em dois turnos na Câmara e no Senado, e alcançarem aprovação mínima de 3/5 de votos em cada Casa.
Para Arantes, a solução seria esperar que o prazo acabe para, então, iniciar novas discussões sobre a reforma política. A atual proposta, afirma o deputado, “decreta a morte de partidos pequenos”. “Existem os caras que se suicida no Japão. No Brasil, não”, completou.
Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles


