metropoles.com

Defesa aponta suspeição de Moro e pede liberdade para Lula

Após juiz ter aceitado ser ministro de Bolsonaro, advogados querem anulação de processos

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
julgamento de Lula no TRE4 – reunião PT
1 de 1 julgamento de Lula no TRE4 – reunião PT - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entrou com um recurso no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo a liberdade para ele e a anulação do processo referente ao apartamento no Guarujá.

Na peça, os advogados de Lula apontam a suspeição do juiz Sérgio Moro, responsável pela decretação da prisão do ex-presidente, e que aceitou o convite do presidente eleito, Jair Bolsonaro, para ser ministro da Justiça.

A defesa também pede que os efeitos do recurso atinjam as outras duas ações em que Lula é réu na Justiça Federal no Paraná. Os outros processos referem-se ao terreno para seu instituto e ao sítio de Atibaia.

Bolsonaro convidou Moro para o cargo na última quinta-feira (1º/11). Em visita ao Rio de Janeiro, Moro aceitou a proposta e, agora, tirou férias do cargo para contribuir com a formação do novo governo.

De acordo com a defesa do ex-presidente, as conversas sobre a ida de Moro para o cargo no Executivo, em função da eleição de Bolsonaro, já ocorriam enquanto o juiz tomava decisões a respeito do ex-presidente.

Neste caso, o juiz estaria praticando uma “dupla militância”, o que é ilegal. “Necessária concessão da ordem para reconhecer a suspeição do magistrado, declarar a nulidade de todo o processo e restabelecer a liberdade plena do paciente”, escreveu a defesa no documento.

“Houve manifestas ilegalidades e arbitrariedades contra o paciente com o objetivo de afetar sua imagem e sua reputação naquele período, como a sua condução coercitiva (já declarada inconstitucional por esta Suprema Corte), buscas e apreensões, interceptações telefônicas e divulgação de parte do conteúdo das conversas interceptadas, dentre outras coisas”, descreveu os advogados Cristiano Zanin Martins e Valeska Teixeira Zanin Martins, que assinam o habeas corpus, com pedido de decisão liminar.

Confira a íntegra do pedido apresentado nesta segunda-feira:

Pedido de anulação de processo contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva by Metropoles on Scribd

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?