metropoles.com

Decisão do STF permitiu atuação de “imperadores” nos estados, diz Onyx

Ministro da Secretaria-Geral acusou governadores e prefeitos de fazer mau uso dos recursos enviados pela União para conter a Covid-19

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Onyx Lorenzoni
1 de 1 Onyx Lorenzoni - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Onyx Lorenzoni, disse nesta quinta-feira (15/4) que os estados fizeram mau uso dos recursos enviados pela União. Pontuou ainda que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid não assusta o governo federal.

“Dinheiro não faltou, tanto é que você tem cinco operações da Polícia Federal em várias cidades, em vários estados brasileiros. Por quê? Por mau uso do dinheiro mandado pelo governo federal”, disse Onyx em entrevista à CNN Brasil.

O ministro também criticou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de permitir que governador e prefeitos definam medidas restritivas para conter a disseminação do vírus.

“Se o STF não tivesse tirado do presidente a condição de poder fazer a gestão do enfrentamento da pandemia, nós não teríamos os reizinhos nas cidades, nós não teríamos os imperadores dos estados que hoje batem em cidadão e cidadã de bem, que prendem quem quer trabalhar, que tiram o direito dessas pessoas de levar o pão para casa para alimentar seus filhos”, afirmou.

0
CPI da Covid

Sobre a CPI da Covid, o ministro disse que o governo não possui nenhum temor. A CPI vai investigar ações do governo federal na pandemia de Covid-19 e a distribuição de recursos da União a estados e municípios.

“Nós não temos absolutamente nenhum temor. O governo sabe o que fez, fez com competência. O Brasil é o país que conduziu de forma mais equilibrada o processo.”

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?