metropoles.com

Bolsonaro deixa o PSL e anuncia novo partido: Aliança pelo Brasil

Presidente postou no Twitter confirmando a intenção de criar novo partido e usou tom moderador. Mas deputados rivais seguem brigando

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Presidente Jair Bolsonaro
1 de 1 Presidente Jair Bolsonaro - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (ainda do PSL) usou o Twitter para se manifestar oficialmente, pela primeira vez, sobre a oficialização de sua saída da legenda pela qual se elegeu no ano passado. Em postagem na noite desta terça-feira (12/11/2013), o presidente adotou um tom conciliador e agradeceu a quem colaborou com ele enquanto esteve na legenda.

A crise entre o presidente e a legenda – que rachou no meio a bancada – está escancarada desde o dia 8 de outubro deste ano, quando, ao ser filmado por um pré-candidato a prefeito de Recife (PE) que buscava o seu apoio, Bolsonaro ficou impaciente e disse: “Esquece o PSL, tá ok? Esquece”.

Diante da insistência do apoiador, que seguiu filmando e citou o presidente da sigla, o deputado federal Luciano Bivar (PSL-PE), Bolsonaro foi mais incisivo: “Não divulga isso não. O cara [Bivar] está queimado para caramba lá. Vai queimar o meu filme. Esquece esse cara, esquece o partido!”, disse, sem se preocupar por estar sendo filmado por outras pessoas.

Desde então, Bolsonaro tem avaliado possibilidades para sair do partido e levar a ala da bancada que o apoia. Como foi eleito para cargo majoritário, ele poderia sair sem medo de ser enquadrado por infidelidade partidária, mas o mesmo não ocorre com parlamentares. A solução encontrada, então, foi a criação de um novo partido.

Alas rivais em guerra
O tom conciliador usado por Bolsonaro em sua postagem não está sendo seguido pelas alas rivais do PSL. A deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP), por exemplo, está em guerra aberta com os colegas de partido no Twitter.

Ela foi dura com o filho do presidente e atual líder do partido na Câmara, Eduardo Bolsonaro (PSL-SP):

Antes, Joice também discutiu com outros colegas, como o deputado federal Marcio Labre (PSL-RJ):

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?