metropoles.com

Datafolha: Bolsonaro é líder (28%); Haddad vem em segundo (16%)

Ciro é o terceiro, com 13%. Alckmin e Marina estão embolados na quarta posição, com 9% e 7%, respectivamente

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
bolsonaro hc lula
1 de 1 bolsonaro hc lula - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O Instituto Datafolha divulgou nessa quarta-feira (19/9) nova pesquisa eleitoral com as intenções de votos à Presidência da República. O candidato do PSL, Jair Bolsonaro, mantém-se na liderança, com 28%. Em segundo lugar, vem Fernando Haddad, do PT, com 16%, três pontos percentuais a mais do que o levantamento realizado na semana passada.

Ciro Gomes permanece na terceira posição, com 13%. Em seguida, empatados tecnicamente, estão Geraldo Alckmin (PSDB), com 9%, e Marina Silva (rede), com 7%. Confira:

Os candidatos João Goulart Filho (PPL), Cabo Daciolo (Patriota) e José Maria Eymael (DC) não pontuaram.

Rejeição
Bolsonaro continua à frente no quesito rejeição, com 43%. Depois vêm Marina (32%), Haddad (29%), Alckmin (24%), Ciro (22%), Vera (19%), Cabo Daciolo (19%), Boulos (18%), Eymael (17%), Meirelles (17%), Goulart Filho (15%), Alvaro Dias (15%) e Amoêdo (15%).

No total, 4% dos entrevistados disseram que não votariam em nenhum dos candidatos e 2% afirmaram que votariam em qualquer um. Não souberam responder: 5%.

Segundo turno
O Datafolha também simulou cenários para o segundo turno. No embate contra Marina Silva, Bolsonaro teria 42% dos votos e a candidata da Rede, 41%. Contra Ciro, o deputado federal perderia por 39%, contra 45% do pedetista. Ele também sairia vencido em disputa com Alckmin: 40% para o tucano e 39% para o candidato do PSL. Se Bolsonaro enfrentar Fernando Haddad, haverá empate: 41% para cada um.

Se o segundo turno for entre Ciro Gomes e Geraldo Alckmin, o pedetista vence com 41%, contra 34% do tucano. Se concorrer com Marina Silva, o ex-governador do Ceará teria 45% e a ex-ministra do Meio Ambiente, 31%. Caso o oponente for Haddad, Ciro venceria por 42% a 31%.

Em panorama com Alckmin no segundo turno contra Marina Silva, o tucano teria 39% dos votos e a postulante da Rede, 36%. Contra Haddad, o resultado seria 39% para o tucano e 35% para o petista.

O Datafolha entrevistou 8.601 eleitores, em 323 municípios, entre os dias 18 e 19 de setembro. A pesquisa, contratada pela Rede Globo e jornal Folha de S.Paulo, tem 2% de margem de erro, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-06919/2018.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?