Relator de comissão estadual de Covid, deputado do AM falará na CPI

Deputado estadual Fausto Jr foi convocado a pedido do senador Marcos Rogério

atualizado 29/06/2021 5:46

Deputado estadual do Amazonas Fausto Junior (PRTB)Divulgação/ Assembleia Legislativa do Amazonas

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, que apura ações e omissões do governo federal durante a pandemia do novo coronavírus, ouvirá, nesta terça-feira (29/6), o deputado estadual do Amazonas Fausto Jr. (PRTB).

Fausto foi relator da CPI da Saúde criada pela Assembleia Legislativa do Amazonas no ano passado. O relatório foi concluído em 29 de setembro de 2020.

O parlamentar foi convocado a pedido do senador Marcos Rogério (DEM-RO). Ao Metrópoles, Fausto Jr recusou-se a comentar sobre a crise do oxigênio do Amazonas e disse que irá tratar apenas da apuração feita no âmbito da comissão.

Segundo ele, o principal ponto abordado na CPI da Saúde foi o combate à corrupção.

0

“A gente observou que o nosso sistema de saúde estava à beira do colapso antes mesmo da chegada da pandemia”, disse.

“O principal papel da CPI foi de auxiliar os órgãos de controle com todas as informações que nós tivemos. A Operação Sangria, no relatório que foi dado como base, a CPI foi citada mais de 25 vezes”, declarou o parlamentar.

Deflagrada pela Polícia Federal (PF), a Operação Sangria apura possíveis práticas de crimes, como pertencimento a organização criminosa, fraude a licitação e desvio de recursos públicos.

O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), também é investigado na ação.

Mais lidas
Últimas notícias