metropoles.com

Coronavírus: Câmara autoriza teletrabalho e dispensa servidores

Mesa Diretora ampliou as medidas determinadas pelo presidente Rodrigo Maia, que já havia restringido acesso à Casa

atualizado

Compartilhar notícia

A primeira-secretária da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, Soraya Santos (PL-RJ), determinou nesta sexta-feira (13/03) mais medidas para conter a disseminação do novo coronavírus na Casa. Agora, a Diretoria-Geral pode permitir teletrabalho para servidores de setores administrativos, cujas atividades possam ser desempenhadas de forma remota.

O memorando já dispensa servidores com mais de 60 anos de idade, gestantes, pessoas com intervenções cirúrgicas e com tratamento de saúde que cause “diminuição da imunidade”, transplantados e doentes crônicos, “independentemente da faixa etária”. Na prática, o documento amplia medidas que já haviam sido determinadas pelo Ato da Mesa nº 118/2020.

Soraya também dispensou o registro de ponto eletrônico de todos os servidores por 15 dias, contados a partir da próxima segunda-feira (16/3), porque o coletor de biometria poderia ser um transmissor do vírus – que já superou o volume de transmissão do H1N1.

O memorando estende ainda aos prestadores de serviço as medidas de profilaxia: todos os terceirizados com sintomas da doença deverão fazer autoexame e os fiscais do contrato, preencher “termos de declaração preventivos”.

Ficam suspensos todos os eventos e audiências que não tenham sido autorizados pelo Ato da Mesa nº 118/2020 e, no Plenário, o acesso será restrito por um novo crachá – cada órgão só poderá ter dois deles.

Mesmo nos gabinetes, o acesso de convidados será restrito e excepcional, condicionado a autorização da primeira-secretaria. Além das limitações quanto ao acesso na casa, há também recomendações sanitárias, como a limpeza usando álcool gel, conforme recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“Por derradeiro, salienta-se que o Departamento Médico fica autorizado a delimitar situações diversas, aqui não relacionadas, que possam ocasionar risco de contaminação da doença, casos tais em que poderá recomendar o afastamento dos envolvidos”, completa o texto.

Medidas Administrativas Coronavírus Câmara dos Deputados.doc by Bruna Aidar on Scribd

Nesta semana, com a suspeita de que dois senadores estivessem infectados pelo coronavírus, Nelson Trad (PSD-MS) e Jorginho Mello (PL-SC) – até agora, apenas o caso de Jorginho foi descartado -, líderes chegaram a cogitar a suspensão das atividades do Senado.

Na última quarta-feira (11/03), os presidentes do Senado Federal, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), já haviam restringido o acesso e visitas guiadas às Casas e a suspendido viagens oficiais de servidores e parlamentares ao exterior.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?