metropoles.com

CNI/Ibope: 75% dos brasileiros estão otimistas com governo Bolsonaro

Temer termina mandato com 73% de rejeição. Saúde e desemprego são os principais problemas a serem solucionados

atualizado

Compartilhar notícia

Renan Melo Xavier/Metrópoles
Bolsonaro
1 de 1 Bolsonaro - Foto: Renan Melo Xavier/Metrópoles
Pesquisa CNI-Ibope divulgada nesta quinta-feira (13/12) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) apontou que 75% dos brasileiros estão otimistas com governo do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL). Segundo o levantamento, este percentual de entrevistados acha que a equipe do presidente eleito está no caminho certo. Outros 14% apontam que está indo na direção errada. O restante não soube responder.

Fonte: CNI

Além disso, a expectativa é positiva para o governo Bolsonaro. Do total, 64% avaliam que a gestão dele será ótima ou boa. Regular (18%), ruim (4%) e péssimo (10%) completam o levantamento. Além disso, 4% não souberam ou quiseram responder.

A margem de erro é de 2 pontos percentuais para cima ou para baixo e foram entrevistadas cerca de 2 mil pessoas para o estudo.
Prioridades
Saúde e desemprego são os principais problemas a serem solucionados no Brasil, de acordo com a maior parte dos entrevistados. Frente a isso, para os brasileiros, a melhora destas áreas devem ser prioridades para o governo do presidente eleito.
Ainda segundo o levantamento, quatro em cada 10 pessoas (43%) acreditam que a segurança pública melhorará a partir do primeiro ano da gestão de Jair Bolsonaro. Sobre combate à corrupção, 37% dos participantes da pesquisa  acham que á questão ganhará força em 2019.

Coaf
Os resultados da pesquisa CNI-Ibope, que teve prazo de conclusão em 2 de dezembro, não levou em consideração informações recentes do relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf). O documento cita o policial militar e ex-assessor do deputado estadual Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), Fabrício José Carlos de Queiroz, por “movimentação atípica” de R$ 1,2 milhão entre 2016 e 2017.

Durante coletiva a jornalistas realizada nesta manhã, o gerente-executivo de Pesquisa da CNI, Renato da Fonseca, afirmou que o estudo foi feito antes da divulgação do material do Coaf. Portanto, “não temos como saber esses impactos do relatório em relação à pesquisa”.

Baixa popularidade
A pesquisa também apontou que o presidente da República, Michel Temer, tem 74% de rejeição. De acordo com a consulta, 5 % dos entrevistados avaliaram o governo do emedebista como ótimo ou bom em dezembro deste ano, 18% classificaram como regular e 3% não souberam opinar ou não responderam.
O levantamento da CNI também revelou que 7% dos entrevistados confiam no presidente. Outros 90% dos participantes, ao serem questionados sobre o assunto, responderam não confiar no presidente da República. Por fim, 3% das pessoas abordadas não souberam responder ou não quiseram opinar.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?