“Chega de ódio, fake news, armas e bombas”, diz Lula no Planalto

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursou ao público reunido na Praça dos Três Poderes após receber a faixa presidencial no Planalto

atualizado 03/01/2023 10:22

Brasília (DF), 01/01/2023. Lula sobe a rampa do Palácio do Planalto e recebe a faixa presidencial. Cerimônia de posse de Luiz Inácio Lula da Silva, eleito presidente da república nas eleições de 2022 Breno Esaki/Especial Metrópoles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu, neste domingo (1º/1), em discurso no Parlatório do Palácio do Planalto, um país sem ódio, fake news, armas e bombas. A fala foi endereçada ao público presente na Praça dos Três Poderes, em Brasília, minutos após o primeiro discurso feito no Congresso Nacional.

“Chega de ódio, fake news, armas e bombas. Nosso povo quer paz para trabalhar, estudar, cuidar da família e ser feliz”, afirmou.

Com a posse oficializada (veja mais detalhes sobre a cerimônia mais abaixo), Lula volta ao comando do Executivo pela terceira vez, quase 12 anos após encerrar a última gestão como mandatário do país. Ele se tornou o 39º presidente do Brasil.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
Publicidade do parceiro Metrópoles 2
Publicidade do parceiro Metrópoles 3
Publicidade do parceiro Metrópoles 4
Publicidade do parceiro Metrópoles 5
Publicidade do parceiro Metrópoles 6
Publicidade do parceiro Metrópoles 7
Publicidade do parceiro Metrópoles 8
Publicidade do parceiro Metrópoles 9
Publicidade do parceiro Metrópoles 10
0

Quando disputou as eleições presidenciais em 1989, 1994 e 1998, o petista foi derrotado. Saiu vitorioso, porém, nos pleitos de 2002, 2006 e 2022. Com a vitória das últimas eleições de outubro, Lula se tornou o primeiro político a vencer três eleições presidenciais no Brasil.

É de praxe que o novo presidente receba a faixa do antecessor, mas Jair Bolsonaro (PL) se negou a cumprir a tradição e deixou o país na última sexta-feira (30/12). O vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) também se negou a fazer a passagem da faixa.

Público

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, 40 mil pessoas poderiam ficar diante do Palácio do Planalto. Inicialmente, somente 30 mil teriam acesso.

O Governo do Distrito Federal (GDF) espera oficialmente pelo menos 300 mil pessoas no centro do DF para a cerimônia. Por questão de segurança, a pasta decidiu limitar o público na Praça dos Três Poderes.

Cerimônia de posse

A cerimônia de posse teve início às 14h30, horário em que Lula subiu no Rolls-Royce e deu início ao cortejo pela Esplanada dos Ministérios, saindo da Catedral Metropolitana de Brasília com destino ao Congresso Nacional. O petista foi acompanhado da primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja; do vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB); e da vice-primeira-dama, Lu Alckmin.

Dentro do plenário do Congresso Nacional, Lula foi cumprimentado por diversos parlamentares. Às 15h06, Lula e Alckmin foram empossados presidente e vice-presidente da República, respectivamente.

Ao assinar termo de posse, o petista quebrou protocolo e usou uma caneta que ganhou de um apoiador piauiense em 1989.

Durante discurso no Parlamento, o agora presidente afirmou que a mensagem ao Brasil é de “esperança e reconstrução”. Ele ainda exaltou uma “democracia para sempre”.

Após a posse, recebeu, no Palácio do Planalto, a faixa presidencial e fez um pronunciamento. Lula participará, ainda neste domingo, de uma recepção com chefes de Estado e representantes de vários países no Palácio do Itamaraty.

Mais lidas
Últimas notícias