metropoles.com

Câmara: Lira reúne líderes e quer definição sobre comissões até quarta

Lira negocia com bancadas a organização das comissões da Câmara; há disputa entre PT e PL pelos principais colegiados

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
imagem colorida de Arthur Lira - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida de Arthur Lira - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), se reúne, na noite desta segunda-feira (6/3), com líderes das bancadas para alinhar o comando das comissões temáticas da Casa. A expectativa é de que a definição sobre os rateios dos colegiados ocorra até quarta-feira (8/3).

Mais cedo, Lira afirmou que o objetivo do encontro é “começar a tratar e resolver a questão das comissões. “Vamos chegar ao máximo de acordos possíveis. Para que até amanhã a gente possa fazer uma segunda reunião para cada um ter suas posições designadas e dar fluidez ao trabalho (…) Espero ter até terça ou quarta [os nomes fechados]”, disse, em participação no Conselho Político e Social da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). 

Atualmente, a Câmara possui 30 comissões temáticas permanentes, sendo que cinco foram criadas por Lira para abrigar partidos menores que apoiaram sua reeleição à presidência. Alguns colegiados, porém, seguem disputados por mais de uma bancada, em especial as mais numerosas.

A bola da vez entre governistas e opositores é a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC), responsável por propor ações de investigação contra ministérios e por convocar ministros para prestarem esclarecimentos.

O colegiado é alvo do PL, oposição ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que o vê como uma boa alternativa para desgastar o governo. Por este motivo, o PT, partido do presidente, quer minar a investida bolsonarista e também deseja a cadeira.

O governo já terá o comando da comissão mais importante da Câmara, a de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). A bancada petista também ficará com a de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, vencendo a disputa com PL e PP.

O partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, por sua vez, terá o controle das pautas da Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado. Já o PP ficará com Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?