metropoles.com

Câmara cria grupo para estudar novo Regimento Interno da Casa

O deputado federal Rubens Pereira Júnior (PCdoB-MA) será o coordenador, e Eli Borges (Solidariedade-TO), relator

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Lira restringe presença física de parlamentares e funcionários da camara dos deputados
1 de 1 Lira restringe presença física de parlamentares e funcionários da camara dos deputados - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), instituiu, nesta quinta-feira (16/9), um grupo de trabalho destinado ao estudo para mudar o Regimento Interno da Casa. O deputado federal Rubens Pereira Júnior (PCdoB-MA) será o coordenador, enquanto Eli Borges (Solidariedade-TO) assume como relator.

O grupo terá prazo de 90 dias para concluir os trabalhos, prorrogáveis por igual período.

O coordenador do grupo explica que o objetivo é adaptar a Casa ao período pós-pandemia da Covid-19, com as questões relativas à presença física e remota dos deputados e às votações. “Hoje estamos num sistema montado para a pandemia, mas essa fase vai passar. Então, queremos preparar para o período pós-pandemia”, disse o deputado.

0

“Antigamente, a maioria das votações eram simbólicas. Hoje é nominal. Agora, o eleitor sabe como cada deputado está votando cada matéria. Não podemos abandonar isso: a pandemia acelerou a modernização para o Poder Legislativo”, acrescentou Rubens Pereira Júnior.

Também participam do grupo Soraya Manato (PSL-ES), Célio Moura (PT-TO), Vicentinho Júnior (PL-TO), Margarete Coelho (PP-PI), Domingos Neto (PSD-CE), Hildo Rocha (MDB-MA), Julio Cesar (Republicanos-DF), Liziane Bayer (PSB-RS), David Soares (DEM-SP), Alex Santana (PDT-BA), Adriana Ventura (Novo-SP), Diego Garcia (Podemos-PR) e Greyce Elias (Avante-MG).

Em maio deste ano, os deputados já haviam aprovado alterações no Regimento Interno Interno para diminuir requerimentos e procedimentos de obstrução. Na prática, a mudança limitou o debate e diminuiu a capacidade da oposição de atrasarem votações de temas polêmicos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?