metropoles.com

Câmara aprova sistema híbrido de votações e volta das comissões

Deliberações ocorrerão na Casa e, com exceção dos que integram o grupo de risco, todos os parlamentares devem registrar presença

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Mesa diretora na Camara 3
1 de 1 Mesa diretora na Camara 3 - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (9/2), o projeto de resolução da Mesa Diretora 6/21, que estabelece sistema híbrido de votação e autoriza o funcionamento das comissões da Casa durante a pandemia da Covid-19. A Mesa Diretora publicará um ato regulamentando os colegiados a serem instalados e os critérios de funcionamento.

Com isso, as deliberações no plenário ocorrerão na própria Casa legislativa, e os deputados serão obrigados a registrar presença na Câmara – com exceção dos parlamentares do grupo de risco, que poderão permanecer em trabalho remoto. A capacidade máxima permitida no plenário é de até 150 parlamentares, a partir da última semana de fevereiro.

As comissões permanentes também voltarão a funcionar de forma híbrida – presencial e remotamente –, a partir de março, com limitações de parlamentares e assessores. As audiências públicas serão virtuais. O relator, Marcelo Ramos (PL-AM), que é o primeiro vice-presidente da Casa, acatou emenda do PDT pedindo o retorno do Conselho de Ética.

“[Reinstalar o Conselho de Ética] é medida salutar, que preserva o ambiente de ética e de dignidade parlamentar que deve imperar nesta Casa enquanto ainda vigorar o Sistema de Deliberação Remota”, justifica Ramos.

Durante o ano de 2020, por causa da pandemia da Covid-19, as atividades presenciais da Câmara foram suspensas, e as sessões plenárias ocorreram de forma virtual, a partir do Sistema de Deliberação Remota, desenvolvido pela Casa. Poucos parlamentares compareciam ao Parlamento.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?