metropoles.com

Brasil enviará dois aviões com ajuda humanitária para Moçambique

País africano devastado por ciclone receberá equipes de resgate, veículos, botes, equipamentos e medicamentos encaminhados pelo Itamaraty

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/ Twitter
Ciclone Moçambique
1 de 1 Ciclone Moçambique - Foto: Reprodução/ Twitter

O governo brasileiro decidiu enviar dois aviões Hércules, da Força Aérea Brasileira (FAB) para Moçambique com ajuda humanitária. O país africano foi varrido pelo ciclone Idai em 14 de março: os ventos atingiram mais de 170 km/h, provocando inundações e destruição de 90% da cidade portuária de Beira, onde mais de 700 pessoas morreram, segundo as autoridades locais.

De acordo com o Itamaraty, a assistência humanitária do Brasil reúne equipes de resgate e salvamento da Força Nacional e do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. Cada corporação encaminhará 20 especialistas, além de botes, veículos e equipamentos.

O Ministério da Saúde doou seis kits de medicamentos e insumos básicos de saúde, “capazes de prover assistência emergencial para 9 mil pessoas, por até um mês”.

Esse primeiro envio de assistência humanitária brasileira será transportado para a cidade da Beira na próxima sexta-feira (29/3), e tem previsão de chegada na tarde do dia seguinte (30).

No dia 25, o governo do Brasil confirmou o repasse de 100 mil euros para apoiar o governo de Moçambique nos trabalhos de resgate e reconstrução emergenciais. A doação será feita por meio de fundo solidário a ser criado no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e será somada ao apoio anterior oferecido pelo governo brasileiro.

O apoio humanitário a Moçambique se dá no âmbito do Grupo de Trabalho Interministerial sobre Assistência Humanitária Internacional (GTI-AHI), coordenado pelo Ministério das Relações Exteriores, por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC). (Com informações do Itamararty)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?