metropoles.com

Braga Netto diz que não ouviu Bolsonaro falar em trocar chefe da PF do Rio

Ministro-chefe da Casa Civil prestou depoimento nesta terça-feira (12) no inquérito que apura suposta interferência na PF. Leia a íntegra

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metropoles
Jair Bolsonaro e Braga Netto
1 de 1 Jair Bolsonaro e Braga Netto - Foto: Igo Estrela/Metropoles

O ministro-chefe da Casa Civil, Walter Braga Netto, afirmou nesta terça-feira (12/05), à Polícia Federal, que não ouviu o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) mencionar uma eventual troca na superintendência da Polícia Federal do Rio de Janeiro, durante a reunião ministerial do dia 22 de abril.

Braga Netto prestou depoimento, no Palácio do Planalto, sobre o inquérito que apura suposta interferência de Bolsonaro na PF.

“Que na reunião do conselho de ministro, ocorrida em 22 de abril de 2020, quando apresentado o Pró-brasil o presidente Jair Bolsonaro não chegou a se expressar sobre a substituição do superintendente da Polícia Federal do Rio de Janeiro, reservando-se a expressar a sua inquietude, como já dito, sobre os dados de inteligência do Sisbin, mais precisamente, dos dados que deveriam ser fornecidos pela Defesa Nacional e pela Abin”, aponta o depoimento.

Em depoimento à Polícia Federal na semana passada, o ex-ministro da Justiça Sergio Moro disse que um vídeo feito durante a reunião comprovaria que Bolsonaro o teria pressionado por mudanças na Polícia Federal.

À PF, Braga Netto disse nesta terça que a reclamação de Bolsonaro “se tratava principalmente da demora do fornecimento de dados”.

“Com relação ao conselho de ministros, quando o presidente revelou sua intenção de ‘trocar a segurança do Rio de Janeiro’, (Braga Netto) entende que se tratava de segurança pessoal do presidente a cargo do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), não tendo referência à Polícia Federal”, aponta o depoimento. “Na perspectiva do depoente, ao citar ‘segurança no Rio de Janeiro’, o presidente Jair Bolsonaro apenas fez referência como ilustração de sua insatisfação”.

Na ocasião, o ministro também afirmou que tentou acalmar o ex-ministro da Justiça Sergio Moro depois que o ex-juiz ameaçou pedir demissão do cargo por suposta tentativa de interferência do presidente na Polícia Federal.

Leia a íntegra do depoimento:

Braga Netto by Metropoles on Scribd

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?