metropoles.com

Bolsonaro sobre “sim” de Moro: “Chegamos a um acordo de 100% em tudo”

O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) concedeu entrevista à TV Record em sua residência, no Rio de Janeiro, e falou sobre o novo ministro

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Jair Bolsonaro
1 de 1 Jair Bolsonaro - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Em entrevista à TV Record nesta quinta-feira (1º/12), o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) comentou o pedido aceito pelo juiz Sérgio Moro para ser ministro da Justiça em seu governo.

De acordo com o militar da reserva, ele e o responsável pelas investigações da Operação Lava Jato no Paraná chegaram a um acordo de “100% em tudo”.

Disse também que a reação do juiz ao aceitar o convite parecia um “universitário recebendo o diploma”.

O presidente eleito indicou uma agenda de combate à corrupção e ao crime organizado em seu governo, sendo Moro, “um nome de peso”, o líder nesse papel. O novo ministeriável ficará responsável por nomear o segundo escalão do Ministério da Justiça e o chefe da Polícia Federal, por exemplo.

“Ele [Moro] está com muita vontade de levar avante sua agenda. Me deixou muito feliz porque uma das coisas que mais afligem a população brasileira é a corrupção, que ele vai atacar”, disse Bolsonaro à TV Record.

Nos próximos dias, Sérgio Moro deve entrar de férias para, só então, dar início ao processo de transição entre o governo Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro (PSL). “Ele jurou dar a vida pela pátria”, acrescentou o presidente eleito.

Convite
Sérgio Moro aceitou nesta quinta-feira (1º/11) o convite feito pelo presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), para comandar o superministério da Justiça. O futuro ministro justificou a escolha em nota divulgada após o encontro: “Consolidar os avanços contra o crime e a corrupção dos últimos anos e afastar riscos de retrocessos por um bem maior”.

Ele deixou o condomínio de Bolsonaro, no Rio de Janeiro, às 10h45, após cerca de 1h30 de reunião. Na saída, o magistrado chegou a ensaiar uma entrevista no local, mas, diante do tumulto, saiu sem dar declarações. Depois, divulgou nota que pode ser lida na íntegra:

Fui convidado pelo Sr. Presidente eleito para ser nomeado Ministro da Justiça e da Segurança Pública na próxima gestão. Após reunião pessoal na qual foram discutidas políticas para a pasta, aceitei o honrado convite. Fiz com certo pesar, pois terei que abandonar 22 anos de magistratura. No entanto, a perspectiva de implementar uma forte agenda anticorrupção e anticrime organizado, com respeito à Constituição, à lei e aos direitos, levaram-me a tomar esta decisão. Na prática, significa consolidar os avanços contra o crime e a corrupção dos últimos anos e afastar riscos de retrocessos por um bem maior. A Operação Lava Jato seguirá em Curitiba com os valorosos juízes locais. De todo modo, para evitar controvérsias desnecessárias, devo desde logo afastar-me de novas audiências. Na próxima semana, concederei entrevista coletiva com maiores detalhes.

Curitiba, 1º de novembro de 2018. Sérgio Fernando Moro”

 

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?