Bolsonaro posta foto sorrindo e apertando mão de Lira após vitória na Câmara

Deputado Arthur Lira (PP-AL) foi eleito presidente da Câmara por 302 votos. Seu principal adversário, Baleia Rossi (MDB-SP), teve 145

atualizado 02/02/2021 7:30

Bolsonaro e Arthur LiraReprodução/Redes sociais

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) compartilhou na noite desta segunda-feira (1º/2), nas redes sociais, uma foto na qual sorri e aperta a mão de Arthur Lira (PP-AL), logo após o líder do Centrão ser eleito, por 302 votos, presidente da Câmara dos Deputados. O parlamentar comandará a Casa pelos próximos dois anos.

Na semana passada, durante um café da manhã com parte da bancada do PSL, Bolsonaro chegou a dizer que o governo vai “participar e influir” na presidência da Câmara.

“Vamos, se Deus quiser, participar e influir na presidência da Câmara com esses parlamentares, de modo que possamos ter um relacionamento pacífico e produtivo para o nosso Brasil”, disse.

Eleição

Em uma eleição histórica, em meio à pandemia do novo coronavírus, Lira venceu a disputa por 302 votos. O deputado tinha o apoio do Palácio do Planalto.

O segundo colocado na disputa foi o deputado Baleia Rossi (MDB-SP), que obteve 145 votos. O emedebista teve o apoio do agora ex-presidente da Câmara Rodrigo Maia (DEM-RJ).

À frente da Câmara, Lira terá a responsabilidade de pautar e conduzir a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 186/19, a PEC Emergencial, e o Orçamento Anual 2021.

Como prioridades, o deputado disse que pretende instalar a Comissão Mista de Orçamento (CMO) nesta semana. Pontuou inclusive que busca um acordo de líderes para aprovar o Orçamento ainda este mês. Além de votar a reforma administrativa no primeiro trimestre.

Há uma preocupação latente com a crise sanitária causada pela pandemia da Covid-19 e, consequentemente, a crise econômica. Milhares de brasileiros desempregados e sem auxílio.

Paira sob Lira dúvidas que envolvem a potencial submissão ao Palácio do Planalto e as pautas caras ao governo Jair Bolsonaro, como flexibilização do armamento ou demarcação de terras indígenas. Ele tem dito que qualquer pauta com maioria no colégio de líderes será apreciada no plenário.

Perfil

Arthur Lira, 51 anos, é um político discreto e com personalidade forte. Ele está em seu terceiro mandato consecutivo como deputado federal (desde 2011). Antes, foi vereador em Maceió por dois mandatos (1993-1999) e ocupou assento na Assembleia Legislativa de Alagoas, entre 1999 e 2010.

O parlamentar foi líder do PP e do Centrão, bloco de partidos que dão sustentação ao governo Jair Bolsonaro.

Função

O presidente é o representante da Câmara quando ela se pronuncia coletivamente. A principal competência é definir a pauta de votações do plenário e supervisionar todos os trabalhos da instituição. Ele substitui o presidente da República e integra o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional.

Últimas notícias