metropoles.com

Bolsonaro monta “estratégia” para sair do PSL, diz advogada

Karina Kufa afirmou, logo após deixar reunião com o presidente, que “há algo planejado”, mas data da saída depende de Bolsonaro

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano / Metrópoles
Presidente Jair Bolsonaro
1 de 1 Presidente Jair Bolsonaro - Foto: Rafaela Felicciano / Metrópoles

Ex-advogada do PSL e representante de Jair Bolsonaro desde a campanha de 2018, Karina Kufa confirmou na tarde desta quarta-feira (09/10/2019) que o presidente da República “cogita” sair do partido, mas afirmou que ainda não se sabe quando a decisão será anunciada, restando apenas a definição da estratégia a ser adotada. A informação foi dada logo após sair de uma reunião com Bolsonaro, no Palácio do Planalto, da qual participaram deputados do PSL que o apoiam.

Ela observou ainda que está ajudando o presidente a definir a estratégia a ser seguida. “Pode ser que sim, a gente vai ter que estudar estratégias, avaliar. A gente já tem algo planejado, mas, obviamente, a gente não pode apresentar a estratégia agora”, disse a advogada.

Antes da confirmação de Kufa sobre o desejo do presidente da República, o presidente da sigla, Luciano Bivar (PE), afirmou que Bolsonaro já não tinha mais nenhuma relação com a legenda. “Quando ele diz a um estranho para esquecer o PSL, mostra que ele mesmo já esqueceu. Mostra que ele não tem mais nenhuma relação com o PSL.”

Na última terça-feira (08/10/2019), Bolsonaro disse a um homem, que se identificou como pré-candidato pela legenda no Recife, para que ele esquecesse o partido. Em frente ao Alvorada, ele afirmou que Bivar “está queimado para caramba”.

O ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Admar Gonzaga, que tem se reunido com Jair Bolsonaro frequentemente, também participou da reunião e indicou que o presidente está incomodado com a gestão do partido.

“Como ele tem a bandeira da nova política, da transparência com o dinheiro público, ele não está confortável no ambiente em que se encontra. Ele e vários parlamentares”, afirmou.

Gonzaga frisou que aconselhou Bolsonaro a seguir a “bandeira da ética” e se negou a comentar sobre as investigações do suposto esquema de uso de candidaturas laranjas do PSL para desviar recursos do fundo partidário. A apuração é feita pelo Ministério Público de Minas Gerais.

“Eu não quero falar de laranjal ou de qualquer outro tipo de suco, mas o problema é só responsabilidade com o dinheiro público. Essas outras questões acessórias serão analisadas pela Justiça Eleitoral em um tempo próprio”, disse.

O ex-ministro afirmou ter certeza de que mais da metade dos deputados do PSL deve acompanhar Bolsonaro em caso de saída. “O grupo que está aqui, está muito disposto a seguir o presidente e é um grupo bastante grande”, relatou.

“Só uma canelada”
O líder do PSL na Câmara dos Deputados, delegado Waldir (GO), confirmou que Bolsonaro continua no partido. Ele, contudo, não conversou com o presidente da República nem com o presidente da sigla, Luciano Bivar (PE) nesta quarta-feira.

“Não vai sair. É só acompanhar no TSE que ele não desfiliou”, afirmou. Segundo Waldir, o presidente só deu uma “canelada”, mas “já se manifestou dizendo que a declaração foi equivocada”. “Já está pacificada a situação”, completou.

O deputado federal afirmou que Bivar e quase todos os parlamentares do PSL ficaram “magoados” com a declaração de Bolsonaro. Mas disse que o mal-entendido “passa, assim como uma briga entre marido e mulher”.

“O presidente Bivar e quase unanimidade dos parlamentares ficaram muito magoados. Mas isso passa, é como briga de marido e esposa, é algo que passa. Não é bom para o Brasil [crise no PSL].”

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?