metropoles.com

Bolsonaro diz que príncipe ditador saudita virá ao Brasil em maio

Mohammed bin Salman é apontado em relatórios dos Estados Unidos como o mandante da morte do jornalista Jamal Khashoggi, em 2018

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Mohammed bin Salman e Bolsonaro
1 de 1 Mohammed bin Salman e Bolsonaro - Foto: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse nesta segunda-feira (21/3) que conversou com o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman. Segundo o chefe do Executivo federal, Bin Salman deve vir ao Brasil em maio.

A visita estava prevista para ocorrer no mês de março, mas ainda não havia sido confirmada pelo governo brasileiro.

“Agradeço aqui a presença do embaixador da Arábia Saudita. Agora há pouco estive conversando com o príncipe herdeiro Bin Salman, que deve nos visitar no próximo dia 9 de maio. Uma grande parceria, em vários aspectos. É o interesse do mundo no Brasil e o Brasil interessado no mundo também”, afirmou Bolsonaro em evento no Palácio do Planalto.

A Arábia Saudita vive um regime ditatorial. O príncipe é conhecido por usar medidas violentas para calar seus opositores, inclusive no exterior do país.

Mohamed bin Salman é acusado por suspeita de ordenar o assassinato do jornalista Jamal Khashoggi, visto pela última vez com vida dentro da embaixada saudita na Turquia, em 2018. O profissional era crítico ao regime ditatorial da Arábia Saudita.

Segundo investigações, o corpo do profissional teria sido desmembrado. Seus restos mortais nunca foram encontrados.

Viagem à Arábia Saudita

Em 2019, o presidente Jair Bolsonaro fez uma viagem oficial à Arábia Saudita. Na ocasião, o brasileiro sofreu diversas críticas.

Durante a visita ao país do Oriente Médio, o presidente disse ter uma “certa afinidade” com Mohammed bin Salman. Desde então, os laços entre os dois países ficaram mais estreitos.

“Temos uma reunião de negócios hoje à tarde. Todo mundo gostaria de passar uma tarde com um príncipe. Especialmente vocês mulheres, né?”, disse Bolsonaro à época.

“Tenho uma certa afinidade com o príncipe. Em especial depois do encontro em Osaka”, prosseguiu o presidente, se referindo à reunião dos dois na cúpula do G-20, em junho de 2019, no Japão.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?