metropoles.com

Bolsonaro diz que nomeará reitora na UFRJ e ironiza: “Sou homemfóbico”

Denise Pires de Carvalho foi escolhida pela comunidade acadêmica em primeiro turno da consulta eleitoral, com 9.427 votos

atualizado

Compartilhar notícia

Foto: Igo Estrela/Metrópoles
Bolsonaro em visita de cortesia ao TCU. Brasília(DF), 20/11/2018
1 de 1 Bolsonaro em visita de cortesia ao TCU. Brasília(DF), 20/11/2018 - Foto: Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), disse, nesta segunda-feira (20/05/2019), que vai assinar a nomeação de Denise Pires de Carvalho como reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O chefe do Executivo aproveitou a fala para ironizar o fato de chancelar a nomeação de uma mulher.

“Hoje devo assinar aqui o nome da nova reitora da UFRJ. Tomei conhecimento a respeito dela, da lista tríplice, bem como de mais chegados, é a pessoa adequada para estar à frente da UFRJ. Eu disse reitora, já dei a dica de quem é. Eu agora sou o novo ‘homemfóbico'”, disse Bolsonaro durante a cerimônia de entrega da Medalha do Mérito Industrial na sede da Firjan, no Rio de Janeiro.

A professora foi escolhida pela comunidade acadêmica em primeiro turno da consulta eleitoral, com 9.427 votos, vencendo duas outras chapas, uma delas apoiada pelo ex-reitor Roberto Leher.

No total, foram 19.232 votos em urnas eletrônicas e 1.655 votos em cédula de papel. A votação ocorreu entre os dias 2 e 4 de abril.

Entenda
A consulta tradicionalmente serve como base para formulação de uma lista tríplice de nomes que o colégio eleitoral da universidade envia para a Presidência da República. A decisão final sobre quem dirigirá a UFRJ até 2023 é do presidente Jair Bolsonaro.

Por tradição, o presidente escolhe o primeiro nome da lista, mas não está legalmente obrigado a isso. Para evitar que a vontade dos eleitores seja desrespeitada, as três chapas firmam o compromisso de não apresentar seus nomes ao colégio eleitoral – composto em 70% por professores –, caso não sejam escolhidas pela maioria.

Desde o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) há a tradição de respeitar a escolha do colégio eleitoral das instituições e indicar o primeiro colocado da lista.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?