metropoles.com

Bolsonaro diz que não vetará novo Refis do Simples Nacional

Equipe econômica havia orientado pelo veto da proposta que renegocia dívidas de até R$ 50 bilhões. Prazo para sanção termina nesta quinta

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
O Presidente da República, Jair Bolsonaro
1 de 1 O Presidente da República, Jair Bolsonaro - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse nesta quinta-feira (6/1) que não vetará o projeto de lei que cria um programa de renegociação de dívidas para microempreendedores individuais (MEIs), microempresas e empresas de pequeno porte enquadrados no Simples Nacional.

O programa foi batizado de Renegociação em Longo Prazo de débitos para com a Fazenda Nacional ou devidos no âmbito do Simples Nacional (Relp).

O texto, aprovado pelo Congresso Nacional no ano passado, precisa ser sancionado pelo presidente até esta quinta. A previsão é que a sanção seja publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta (7/1).

A equipe econômica havia orientado o Palácio do Planalto pelo veto do projeto, uma vez que, segundo técnicos, o texto não apresenta uma compensação financeira, uma vez que o programa é uma renúncia tributária que precisa ser coberta por outras fontes de recursos.

O programa também beneficia negócios que estejam em recuperação judicial. Com a renegociação de dívidas, as empresas podem parcelar uma entrada em até oito vezes. O valor varia de acordo com a queda de faturamento dos empresários.

O prazo para pagar os débitos é de 180 meses após o pagamento da entrada. Os descontos podem chegar a 90% nas multas e nos juros e a 100% no caso dos encargos legais, a depender das perdas das empresas durante a pandemia.

Pelo texto, as condições mais vantajosas serão oferecidas àquelas empresas que registraram maiores quedas de faturamento, na comparação entre os anos de 2019 e 2020. Além disso, os valores das primeiras 36 prestações também poderão ser reduzidos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações