Bolsonaro debate com ministros sobre saída de brasileiros da Ucrânia

Reunião ocorreu na manhã desta sexta-feira (25/2), no Palácio da Alvorada. Cerca de 500 brasileiros aguardam apoio do governo federal

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Oficial Kremlin/PR
O presidente Bolsonaro (PL) se reúne com o presidente russo Vladimir Putin, num salão branco do Kremlin. Ele está de terno, sentado ao lado de uma mesa baixa - Metrópoles
1 de 1 O presidente Bolsonaro (PL) se reúne com o presidente russo Vladimir Putin, num salão branco do Kremlin. Ele está de terno, sentado ao lado de uma mesa baixa - Metrópoles - Foto: Oficial Kremlin/PR

O presidente Jair Bolsonaro (PL) se reuniu, no início da manhã desta sexta-feira (25/2), com o chanceler Carlos França e outros ministros para tratar da evacuação dos mais de 500 brasileiros da Ucrânia.

O encontro, que ocorreu no Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente, não constava na agenda oficial. Estavam presentes os ministros da Defesa, Walter Braga Netto, do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, e da Casa Civil, Ciro Nogueira.

Segundo fontes do governo, o presidente tem tratado a evacuação dos mais de 500 brasileiros da Ucrânia em segurança como “prioridade”.

Por enquanto, a orientação da embaixada do Brasil na Ucrânia é que quem está em Kiev fique abrigado em local seguro e aguarde orientações. “Especialmente aos cidadãos em Kiev, a embaixada reforça a recomendação de abrigar-se em um local seguro, acompanhar as notícias e aguardar”, diz.

Plano de evacuação

O colunista do Metrópoles Igor Gadelha apurou que o plano do Itamaraty para evacuação envolve uma cooperação internacional com ao menos quatro países aliados do Brasil na região do leste europeu: Polônia, Romênia, Hungria e República Tcheca.

Segundo apurou a coluna, o plano esboçado pelo Ministério das Relações Exteriores envolve transportar os brasileiros até um desses países europeus por terra e, de lá, iniciar a transferência aérea para o Brasil.

Apesar do planejamento, ainda não há previsão de quando o plano de evacuação dos brasileiros da Ucrânia será posto em prática. A demora tem gerado medo e reclamações de brasileiros que estão na capital Kiev.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?