Bolsonaro dá posse a general Braga Netto na Casa Civil

Além do novo ministro palaciano, tomou posse Onyx Lorenzoni, como titular do Ministério da Cidadania

Igo Estrela/Metropoles

atualizado 18/02/2020 20:35

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) deu posse, na tarde desta terça-feira (18/02/2020), aos novos ministros da Casa Civil, general Walter Souza Braga Netto, e da Cidadania, Onyx Lorenzoni.

A nova reforma ministerial foi anunciada na semana passada, quando o presidente informou que Onyx deixaria a pasta para assumir o Ministério da Cidadania no lugar de Osmar Terra, que também participou da solenidade desta terça. Ex-ministro, Terra deverá retornar ao mandato como deputado federal, para o qual foi eleito em 2018.

Ao tomar posse, Braga Netto agradeceu o presidente Jair Bolsonaro por lhe confiar a missão de chefiar a Casa Civil.

“Espero corresponder às expectativas do senhor [Bolsonaro] e dos demais integrantes da Nação brasileira. De minha parte, esperem lealdade, respeito, objetividade, comprometimento, assertividade e muito trabalho”, disse o general.

0

De acordo com Bolsonaro, o novo ministro da Casa Civil irá auxiliá-lo no dia a dia. “[Braga Netto] coordenará e me auxiliará, e muito, no contato com ministros e na solução dos problemas que vão se apresentar para nós”, afirmou o presidente em seu discurso.

Despedindo-se do primeiro escalão do governo, Osmar Terra agradeceu Bolsonaro a oportunidade de ter sido ministro. “Eu vou continuar trabalhando ao seu lado, onde eu estiver, porque o senhor representa a única mudança profunda que pode acontecer neste país”, disse o agora ex-ministro ao presidente.

No discurso, Terra ainda sugeriu que o Ministério da Cidadania tenha outro nome. “Não é o ministério apenas da cidadania, é do esporte, do desenvolvimento social, desenvolvimento humano. Então, fica aí a sugestão para o ministro Onyx Lorenzoni”, disse.

Veja abaixo a nova composição ministerial do Planalto:

Casa Civil: Walter Souza Braga Netto (general do Exército);
Gabinete de Segurança Institucional: Augusto Heleno (general da reserva do Exército);
Secretaria de Governo: Luiz Eduardo Ramos (general do Exército);
Secretaria-Geral: Jorge Oliveira (major da reserva da Polícia Militar do Distrito Federal).

Últimas notícias