metropoles.com

Bolsonaro critica quedas da Bolsa e diz que mercado está “irritadinho”

Essa não é a 1ª vez que o presidente faz declarações contra o mercado. Em agosto, pediu “patriotismo” em meio a debates sobre teto de gastos

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Jair Bolsonaro
1 de 1 Jair Bolsonaro - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) criticou nesta quinta-feira (11/2) as três quedas consecutivas da bolsa de valores brasileira e reclamou que o mercado está “irritadinho”.

Em meio a incertezas sobre a recuperação econômica pós-pandemia, alta do preço dos combustíveis e a volta do auxílio emergencial e de onde virão os recursos para bancar o benefício, o mercado financeiro enxerga o cenário com desconfiança, já que não se sabe como as contas públicas serão afetadas.

Durante uma transmissão ao vivo nas redes sociais, Bolsonaro disse que o preço do combustível, por exemplo, abaixará se o dólar cair e que isso depende das reações do mercado. O chefe do Executivo ressaltou que a “qualquer boato da imprensa” o mercado fica “irritadinho” e o dólar sobe.

“Nós queremos tratar da diminuição dos impostos num clima de tranquilidade e não num clima conflituoso no Brasil. E o pessoal do mercado, qualquer coisa que se fala aqui, vocês ficam aí irritadinhos na ponta da linha, né. Sobe dólar, cai a bolsa. Pessoal, se o Brasil aí não tiver um rumo, todo mundo vai perder. Vocês também, pô. Então vamos deixar de ser irritadinho que não vai levar a lugar nenhum. A gente tá buscando soluções”, declarou o presidente.

Bovespa fecha em alta nesta 5ª

Nesta quinta, a B3 fechou em alta após o Ibovespa a quebrar uma série de três pregões de baixa. A alta foi puxada após a Câmara aprovar o projeto de lei, na noite dessa quarta (10/2), que trata da autonomia do Banco Central, além do anúncio do presidente Jair Bolsonaro, que confirmou que o auxílio emergencial deve voltar em março, por mais três ou quatro meses.

O Ibovespa avançou 0,73%, a 119.299 pontos. No dia anterior, a bolsa fechou em queda de 0,87%, a 118.435 pontos. Na semana, o Ibovespa acumula queda de 0,78%. Na parcial do mês, tem alta de 3,68%. No ano, sobe 0,24%.

Bolsonaro pede “patriotismo”

Essa não é a primeira vez que Bolsonaro faz declarações contra o mercado financeiro. Em agosto do ano passado, em meio às discussões sobre o teto de gastos, o presidente pediu compreensão e “patriotismo” do setor.

Na ocasião, ele ainda insinuou que informações a respeito estariam sendo vazadas por pessoas com interesses.

“O mercado tem que dar um tempinho também. Um pouquinho de patriotismo não faz mal a eles”, disse o presidente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?