metropoles.com

Bancada do PSD fecha apoio a Maia para presidência da Câmara

A formalização será na terça-feira (24/1) após conversa do novo líder do PSD, Marcos Montes com Rogério Rosso, que também é candidato

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
Rodrigo maia
1 de 1 Rodrigo maia - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Após almoço na residência oficial da Câmara dos Deputados, a bancada do PSD decidiu fechar apoio à recondução de Rodrigo Maia (DEM-RJ) ao cargo de presidente da Casa. A formalização se dará na terça-feira (24/1) após conversa do novo líder do PSD, Marcos Montes (MG), com seu antecessor Rogério Rosso (DF), candidato ao posto.

Durante o encontro com Maia, os deputados ouviram que em sua chapa haverá lugar para o PSD na Mesa Diretora, seja na segunda, na terceira ou na quarta-secretaria. Os parlamentares demonstraram ressentimento por terem sido preteridos da relatoria da PEC da Reforma da Previdência, mas receberam o sinal de que poderão futuramente relatar projetos relevantes. O PSD também participará das negociações em torno da escolha do novo líder do governo na Casa. Além disso, foi prometido aos deputados um espaço físico melhor para a liderança do PSD na Câmara. “Agora queremos compor com ele (Maia)”, afirmou Montes.

A bancada divulgará na terça-feira uma nota oficial ressaltando seu compromisso com a governabilidade e destacando seu respeito a Rosso, que formalmente ainda é líder dos 37 deputados. Preocupado em não melindrar Rosso, Montes conversará com o deputado ainda nesta segunda-feira, 23, e informará que a bancada não apoiará sua candidatura. Na conversa, Montes deve enfatizar que a sigla deu tempo para Rosso se viabilizar politicamente e que se ele quiser continuar na disputa, não terá o apoio dos colegas de bancada.

O novo líder da bancada disse que as questões jurídicas envolvendo a candidatura de Maia não preocupam o PSD. “Se houver inviabilidade jurídica, outros candidatos reaparecerão e vamos discutir a situação”, declarou Montes. Amanhã, ele deve se encontrar com Maia em Uberaba (MG) para confirmar o apoio.

Isolado do PSD, Rosso vem fazendo uma campanha com foco nos votos individuais. Embora venha sendo estimulando por parlamentares do Centrão a não desistir da candidatura para garantir a realização de um segundo turno, Rosso disse a aliados que, se não tiver o apoio do próprio partido, desistirá.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?