metropoles.com

Aziz pergunta à PF se Bolsonaro comunicou suspeitas sobre Covaxin

O deputado Luís Miranda e o irmão, servidor do Ministério da Saúde, vão prestar depoimentos, nesta sexta-feira (25/6), à comissão

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Senador Omar Aziz, presidente da CPI
1 de 1 Senador Omar Aziz, presidente da CPI - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O presidente da CPI da Covid, Omar Aziz (PSD-AM), afirmou, nesta quarta-feira (23/6), que pediu informações à Polícia Federal para saber se o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) contatou o diretor-geral da instituição, Paulo Maiurino, para solicitar que as suspeitas de irregularidades em relação à negociação da vacina Covaxin fossem apuradas.

O deputado federal Luís Miranda (DEM-DF) disse, nesta quarta, que ele e seu irmão, Luís Ricardo Fernandes Miranda, que é servidor do Ministério da Saúde, alertaram Bolsonaro sobre as suspeitas. Os irmãos Miranda vão prestar depoimentos, nesta sexta-feira (25/6), à comissão.

Aziz enviou ofício ao diretor-geral da PF indagando se há inquéritos, processos ou quaisquer procedimentos investigados relacionados à aquisição, pela Administração Pública Federal, da vacina Covaxin, mediante negociação ou contratação com a Precisa, suas filiais ou sócios.

O presidente da CPI da Covid classificou como “muito graves” as denúncias de possíveis irregularidades no contrato para a entrega de 20 milhões de doses da Covaxin, produzida pelo laboratório indiano Bharat Biotech. Nas palavras do senador, essa talvez seja “a denúncia mais grave” que a comissão recebeu até o momento.

A Precisa Medicamentos é a empresa que intermediou a compra da vacina entre o laboratório e o governo brasileiro.

O sócio da farmacêutica Francisco Maximiano tinha depoimento marcado, nesta quarta), à CPI, mas seus advogados avisaram na véspera que ele estava em quarentena, após retornar da Índia. A oitiva deve ser realizada na próxima semana.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?