metropoles.com

Aziz critica encontro de Bolsonaro com deputada alemã: “Nazismo não”

Preisdente recebeu Beatrix von Storch, vice-líder do partido Alternativa para a Alemanha (AfD), investigado por propagar ideias neonazistas

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Instagram
deputada
1 de 1 deputada - Foto: Reprodução/Instagram

O presidente da CPI da Covid-19, senador Omar Aziz (PSD-AM), repudiou o encontro do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) com a deputada alemã Beatrix von Storch, vice-líder do partido Alternativa para a Alemanha (AfD), investigado por propagar ideias extremistas e neonazistas.

Aziz afirmou que o Congresso Nacional não pode se calar diante do aceno do mandatário do país a apoiadores do nazismo.

“Temos que respeitar o povo judeu. Eu vejo várias bandeiras de Israel nas manifestações pró-Bolsonaro e ele às escondidas se reúne com uma deputada nazista. Este congresso, o presidente do Congresso Nacional, não podem se calar, não podemos permitir isso. Nazismo não”, enfatizou o senador.

Aziz classificou o episódio como “uma afronta”. “Às escondidas, o presidente recebe uma deputada nazista, afrontando a Constituição brasileira, a nossa democracia, afrontando o holocausto, afrontando o Exército Brasileiro que lutou contra o nazismo”, continuou.

Fora da agenda

O encontro de Bolsonaro com a deputada neonazista ocorreu fora da agenda. No entanto, foi compartilhado nas redes sociais da parlamentar.

Em março deste ano, a agência de inteligência da Alemanha colocou o partido de Beatrix von Storch sob vigilância. As comunicações e os movimentos do AfD estão sendo controlados pela inteligência alemã, conhecida como Ação Federal para a Proteção da Constituição, desenvolvida para proteger o país da ascensão de políticas semelhantes ao nazismo.

Atualmente, a sigla AfD é conhecida pelo discurso radical anti-imigração. O partido adotou recentemente programa eleitoral com aspectos negacionistas da pandemia.

Beatrix von Storch é neta de Johann Ludwig Schwerin von Krosigk, que serviu como ministro das Finanças da ditadura de Adolf Hitler por mais de 12 anos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?