metropoles.com

Arcabouço chegará ao Congresso nesta terça, confirma líder do governo

Novo arcabouço que foi apresentado no final do mês passado, substituirá o teto de gastos, regra que foi descumprida nos últimos anos

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Imagem colorida do líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE)
1 de 1 Imagem colorida do líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE) - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Nesta segunda-feira (18/4), o líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), confirmou ao Metrópoles que o projeto do novo arcabouço fiscal chegará ao Congresso Nacional nesta terça-feira (18/4). “Arcabouço chega amanhã, com certeza”, disse o parlamentar.

O texto, apresentado no fim do mês passado, substituirá o teto de gastos, regra instituída na gestão de Michel Temer para impedir o estouro nas contas do governo.

Pelo prazo divulgado pelo governo, tanto o arcabouço fiscal quanto a reforma tributária vão a plenário até junho. “[Vamos] Votar essas matérias [reforma e o arcabouço] até o fim de junho”, destacou Guimarães.

“Os efeitos [das reformas] que vamos aprovar é [para o] próximo ano, agora é organizar”, disse Guimarães em coletiva no dia 10 de abril, quando se comemorava 100 dias de governo.

A partir dessa semana, Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara, irá divulgar quem é o seu escolhido para relatar o texto na Casa, o que ainda não foi feito. O mais bem cotado é o deputado Cláudio Cajado (PP-BA). A escolha por um integrante do mesmo partido se dá pela celeridade que a matéria necessita. 

Arcabouço

O arcabouço fiscal é uma série de regras econômicas e fiscais a serem obedecidas pela gestão do país. Essas normas vão substituir o teto de gastos, que é a atual regra em vigor no país, aprovada durante o governo de Michel Temer, e que pretendia controlar os gastos públicos para tentar deixar as contas no azul. O objetivo de ambos é o mesmo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?