metropoles.com

Após discurso de Bolsonaro no CE, Tasso pede urgência na CPI da Covid

O senador afirmou que o presidente cometeu “crime de responsabilidade” ao criticar medidas contra a proliferação do coronavírus

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
Senador Tasso Jereissati
1 de 1 Senador Tasso Jereissati - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Após o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), criticar as medidas de isolamento social e participar de aglomerações no Ceará na sexta-feira (26/2), o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) afirmou que vai cobrar a instalação imediata de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a investigar possíveis crimes cometidos pelo executivo federal durante a pandemia.

“Bolsonaro cometeu crime de responsabilidade ao mandar as pessoas à morte, estimulando aglomeração. Bolsonaro veio ao Ceará para tentar desmoralizar as medidas de restrição que acabaram de começar. Isso é criminoso”, disse o senador à coluna de Gerson Camarotti, do portal G1.

No Ceará, Bolsonaro criticou a “política do fica em casa”. “A pandemia nos atrapalhou bastante, mas nós venceremos este mal, pode ter certeza. Agora, o que o povo mais pede, e eu tenho visto em especial no Ceará, é para trabalhar. Essa politicalha do ‘fica em casa, a economia a gente vê depois’ não deu certo e não vai dar certo. Não podemos dissociar a questão do vírus e do desemprego”.

Na sexta-feira (26/2), o Brasil bateu pela 3ª vez consecutiva o recorde da média móvel – 1.152 mortes – indicando que o país vive um dos piores momentos desde o início da pandemia. Vários governadores, entre eles o do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, anunciaram medidas restritivas para conter o avanço da Covid-19.

Tasso disse que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), tem que ler o requerimento e iniciar os trabalhos da CPI. Ao todo, 30 parlamentares assinaram o requerimento antes do Carnaval.

Nas redes sociais, o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), reforçou o descontentamento. Segundo ele, “Tasso tem razão” sobre a criação urgente da CPI para investigar o governo Bolsonaro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?