metropoles.com

Após almoço, Bolsonaro e Lacalle Pou falam em “flexibilizar” Mercosul

Presidentes do Brasil e do Uruguai não deram detalhes sobre o assunto. Reunião do bloco será realizada no fim de março, em Foz do Iguaçu

atualizado

Compartilhar notícia

Após uma reunião informal, nesta quarta-feira (3/2), entre o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, os dois chefes de Estado falaram em flexibilizar o bloco do Mercosul, formado por Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.

Os dois presidentes se reuniram no Palácio da Alvorada, no horário do almoço. O compromisso não estava na agenda inicial de Bolsonaro e foi incluído por volta das 13h desta quarta. Em nota, o governo brasileiro informou que o encontro foi agendado a fim de discutir temas para aprofundar a relação entre os dois países.

Após o encontro, os dois chefes de Estado fizeram uma declaração conjunta à imprensa, no Palácio do Planalto. Estavam presentes os ministros Bento Albuquerque (Minas e Energia) e Tarcísio de Freitas Gomes (Infraestrutura), e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. Os chanceleres brasileiro, Ernesto Araújo, e uruguaio, Francisco Bustillo, também participaram.

Sem entrar em detalhes, Bolsonaro disse que, durante o encontro, mencionou-se a “possibilidade de flexibilizar para cada país os seus negócios com outros países”.

“O Uruguai é um parceiro nosso, um país importante que integra o Mercosul. Conversamos sobre a possibilidade de flexibilizar para cada país os seus negócios com outros países, falamos um pouco de energia e infraestrutura também”, disse o chefe do Executivo brasileiro, em pronunciamento à imprensa, no Palácio do Planalto.

Em sua fala, Lacalle Pou afirmou que o próximo passo, enquanto integrante do bloco comercial, é a “flexibilização”.

“Pertencemos ao Mercosul, vamos completar 30 anos desta associação, e como toda associação, tem-se que revê-la e mirá-la. E o próximo passo neste mundo moderno é a flexibilização para que cada país, ainda pertencendo, possa avançar”, declarou.

Reunião do Mercosul

Durante o pronunciamento desta quarta, Bolsonaro ainda informou que os presidentes dos países que integram o Mercosul deverão se reunir no fim de março, mas não cravou uma data nem deu mais informações sobre a pauta da reunião. Segundo o chefe do Executivo brasileiro, o encontro, provavelmente, será realizado em Foz do Iguaçu.

O Uruguai, país essencial na nossa parceria dentro do Mercosul, com uma visão muito semelhante à nossa, e que queremos levar para um encontro dos quatro presidentes, também com os presidentes do Paraguai e da Argentina, em março – 30 anos do Mercosul –, e ver o que é que pode ser feito para redinamizar o Mercosul, algo que já estamos fazendo, mas para levar mais adiante ainda isso”, disse o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, que também participou do pronunciamento.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?