Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Política

Nelson Teich nomeia novos auxiliares e militariza Ministério da Saúde

Só nesta quarta-feira (06/05) foram publicadas as nomeações de cinco militares das Forças Armadas para a pasta, antes comandada por Mandetta

06/05/2020 18:13, atualizado 06/05/2020 18:14
Compartilhar notícia
Alan Santos/PR
Eduardo Pazuello, novo secretário-executivo do Ministério da Saúde

Com a saída de Luiz Henrique Mandetta e a chegada do general Eduardo Pazuello (foto em destaque), novo secretário-executivo, o Ministério da Saúde sofre agora um processo de militarização em meio à pandemia do novo coronavírus.

Somente nesta quarta-feira (06/05), o atual ministro da Saúde, Nelson Teich, empossou acinco militares na pasta. As nomeações foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU).

Veja as trocas:
  • Coordenação-Geral de Execução Orçamentária e Financeira: entra a terceiro-sargento Emanuella Almeida Silva. Ela trabalhava no Comando do Exército, do Ministério da Defesa. Sai José Ribamar Araújo FIlho (veja aqui a portaria);
  • Coordenação-Geral de Planejamento: entra o tenente-coronel Paulo Guilherme Ribeiro Fernandes. Trabalhava no Comando do Exército, do Ministério da Defesa. Sai Marcos Moreira (veja aqui a portaria);
  • Direção de Programa: entra o tenente-coronel Jorge Luiz Kormann. Sai Francisco Daly Schneider Bernd (veja aqui a portaria);
  • Direção do Departamento de Gestão Interfederativa e Participativa: entra o tenente-coronel Reginaldo Ramos Machado. Nomeado em abril do ano passado para ser diretor do Incra. Sai Alex Machado Campos (veja aqui a portaria);
  • Assessoria do Departamento de Logística em Saúde: entra o tenente-coronel Marcelo Blanco da Costa. Estava lotado no Comando do Exército, do Ministério da Defesa. Sai Adriane Maria Pinhate (veja aqui a portaria).

A maioria dos militares, conforme apurado pelo Metrópoles, é de contemporâneos do general Panzuello na Acadêmia Militar das Agulhas Negras (Aman), por volta da década de 90.

Militarização

Teich assumiu o comando do Ministério da Saúde no último dia 17 de abril. Então ministro, Luiz Henrique Mandetta foi exonerado pelo presidente Bolsonaro por causa das medidas adotadas durante a pandemia do novo coronavírus.

Nelson Teich nomeia novos auxiliares e militariza Ministério da Saúde - destaque galeria
6 imagens
Teich assumiu a pasta da Saúde após demissão de Mandetta
Teich chegou ao comando do Ministério da Saúde em meio à pandemia do coronavírus
O médico foi convidado por Bolsonaro
Teich disse que não sabe quando será o pico da Covid-19 no Brasil
Prioridade do novo ministro da Saúde é flexibilizar as medidas de isolamento social
Nelson Luiz Sperle Teich é um médico oncologista, consultor em saúde e empresário brasileiro
1 de 6

Nelson Luiz Sperle Teich é um médico oncologista, consultor em saúde e empresário brasileiro

Igo Estrela/Metrópoles
Teich assumiu a pasta da Saúde após demissão de Mandetta
2 de 6

Teich assumiu a pasta da Saúde após demissão de Mandetta

Igo Estrela/Metrópoles
Teich chegou ao comando do Ministério da Saúde em meio à pandemia do coronavírus
3 de 6

Teich chegou ao comando do Ministério da Saúde em meio à pandemia do coronavírus

Rafaela Felicciano/Metrópoles
O médico foi convidado por Bolsonaro
4 de 6

O médico foi convidado por Bolsonaro

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Teich disse que não sabe quando será o pico da Covid-19 no Brasil
5 de 6

Teich disse que não sabe quando será o pico da Covid-19 no Brasil

Carolina Antunes/PR
Prioridade do novo ministro da Saúde é flexibilizar as medidas de isolamento social
6 de 6

Prioridade do novo ministro da Saúde é flexibilizar as medidas de isolamento social

Igo Estrela/Metrópoles
Dias após a demissão de Mandetta, o então secretário-Executivo da pasta, João Gabbardo dos Reis, considerado o “número 2” do ministério, solicitou exoneração da função.

No lugar de Gabbardo, entrou o general Eduardo Panzuello. Há quem diga, contudo, que o militar é quem manda, apesar de o secretário-executivo ter menos poder que o chefe da pasta, no caso, Nelson Teich.

Outro lado

Procurado, o Ministério da Saúde não comentou as nomeações. O espaço continua aberto.