Anastasia pede “moderação” e “equilíbrio” em discurso de posse no TCU
Ex-senador venceu concorrência de Kátia Abreu (PP-TO) e Fernando Bezerra (MDB-PE) para assumir a cadeira do ex-ministro Raimundo Carreiro
atualizado

Tomou posse, nesta quinta-feira (3/2), como ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), o ex-governador de Minas Gerais e ex-senador pelo estado Antonio Anastasia. O agora ministro do TCU venceu a concorrência interna dos senadores Fernando Bezerra (MDB-PE) e Kátia Abreu (PP-TO) para assumir a cadeira de Raimundo Carreiro, que assumirá a Embaixada do Brasil em Portugal.
Em seu primeiro discurso como ministro do órgão, Anastasia defendeu ter “vocação” para o funcionalismo público e pregou, em sua gestão, a “moderação, equilíbrio, cordialidade, bom senso, serenidade e razoabilidade”.

Senador Antonio Anastasia (PSD-MG) Edilson Rodrigues/Agência Senado - 14/12/2021

Senador Antonio Anastasia, indicado ao TCU

Senador Antonio Anastasia (PSD-MG) Marcos Oliveira/Agência Senado
A cerimonia de posse foi realizada para poucos convidados, em razão das restrições impostas pela pandemia da Covid-19.
Estiveram presentes autoridades como o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), além da ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), e o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) – um dos maiores defensores da ida do ex-parlamentar ao TCU.
Trajetória
Nascido em 1961 em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, Antonio Anastasia é bacharel e mestre em direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Ele foi secretário-executivo do Ministério do Trabalho no governo Fernando Henrique Cardoso, entre 1995 e 1999, ministro interino em 1998, vice-governador de Minas na gestão Aécio Neves, entre 2007 e 2010, e governador entre 2010 e 2014. Anastasia se elegeu senador em 2015 e foi vice-presidente do Senado entre 2019 e 2021.