metropoles.com

Análise: chegou a vez de Michel Temer encarar a Justiça brasileira

Depois de longa trajetória de sucesso na política, ex-presidente segue o mesmo destino de amigos do MDB presos pela Operação Lava Jato

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
Presidente Michel Temer
1 de 1 Presidente Michel Temer - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

A prisão do ex-presidente Michel Temer (MDB) era questão de tempo. Desde que deixou o Palácio do Planalto, o emedebista sabia que, mais cedo ou mais tarde, receberia a visita da Polícia Federal.

Este episódio expõe uma vez mais a podridão em que se transformou a política brasileira contemporânea. Desde abril do ano passado, outro ex-presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, cumpre pena em Curitiba.

Ex-constituinte, o emedebista teve trajetória de sucesso no poder federal, sempre à frente de um grupo de parlamentares marcados por envolvimento com escândalos de corrupção. Entre os mais próximos aliados de Temer, estavam os então deputados Geddel Vieira Lima (MDB-BA) e Henrique Eduardo Alves (MDB-RN), que foram para a cadeia antes do ex-presidente da República.

Outro ilustre integrante do grupo, o ex-deputado, ex-ministro e ex-governador do Rio de Janeiro Wellington Moreira Franco (MDB-RJ), também foi preso nesta quinta-feira (21/3) pela força-tarefa da Operação Lava Jato no estado.

Polido, elegante e hábil articulador político, Temer conviveu com denúncias de negociatas ilegais desde que entrou para a vida pública. As negociatas no Porto de Santos acompanharam sua ascensão em cargos públicos.

Em Brasília, ele cultivou a liturgia do poder nos cargos que ocupou. Com esse perfil, soube manter a fleuma mesmo depois da prisão dos amigos Geddel e Alves. Agora, terá de encarar a Justiça brasileira.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?