metropoles.com

Alessandro Vieira diz que Guedes é “um Bolsonaro com curso em Chicago”

Senador reagiu aos ataques do ministro da Economia à metodologia de pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

atualizado

Compartilhar notícia

Waldemir Barreto/Agência Senado
Alessandro Vieira_CPI da Covid-19
1 de 1 Alessandro Vieira_CPI da Covid-19 - Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) usou as redes sociais, nesta sexta-feira (30/7), para criticar o ministro da Economia, Paulo Guedes, por atacar a metodologia de pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o chefe da equipe econômica do governo, o instituto “está na idade da pedra lascada”.

A fala do ministro da Economia provocou reação imediata de Vieira, que chamou Guedes de “um Bolsonaro com curso em Chicago”. A manifestação do senador foi feita através do Twitter e refere-se à formação do chefe da pasta, que fez mestrado e doutorado na Universidade de Chicago, nos Estados Unidos.

Mais cedo, Guedes atacou o IBGE após o órgão divulgar, nesta manhã, a taxa de desemprego de 14,6% no trimestre encerrado em maio. O resultado não agradou ao líder da Economia que defendeu os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), publicado pelo governo federal.

“Estamos gerando praticamente 1 milhão de empregos a cada três meses e meio”, disse a jornalistas após evento realizado na sede do Ministério da Economia no Rio de Janeiro.

O titular da pasta federal não considerou, entretanto, que o Caged mostra apenas os números do mercado de trabalho formal, enquanto o IBGE, por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), contempla também o setor informal do país. Na avaliação de Guedes, a Pnad está atrasada, uma vez que a taxa de desemprego é calculada por meio de entrevistas por telefone, enquanto o Caged usa dados oficiais das empresas.

Depois, ele citou os dados apresentados pelo Caged, que apontam a criação de 309 mil postos de trabalho em junho. “Desde o início do ano, já criamos 1,5 milhão de empregos. Desde a pandemia, que cortou 1 milhão de empregos, já criamos 2,5 milhões”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?