metropoles.com

Alcolumbre pede a Moro proteção a Cid. Amotinados cercam hospital

Presidente do Senado diz temer pela segurança do senador e ex-governador do Ceará. Ministério da Justiça ainda não respondeu

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
cid22
1 de 1 cid22 - Foto: Reprodução

O presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (DEM-AP), pediu ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, para auxiliar o governador do Ceará, Camilo Santana (PT), a manter a integridade física do senador Cid Gomes (PDT-CE), alvo de tiro de borracha nesta quarta-feira (19/02/2020).

Segundo assessoria de imprensa de Alcolumbre, ele mesmo ligou para Moro para fazer o pedido. Isso porque o hospital onde o parlamentar é atendido está cercado de policiais amotinados, que não deixam nem mesmo o senador ser transferido.

Cid Gomes (PDT) foi atingido por um tiro ao tentar interferir em um protesto de PMs amotinados em Sobral (CE), a 230 km de Fortaleza.

A assessoria de comunicação do político confirmou que ele foi levado ao Hospital do Coração da cidade, onde estava sendo “estabilizado” para ser transferido à Santa Casa de Misericórdia da cidade. No fim da tarde, a assessoria afirmou que o disparo teria sido de uma arma de fogo, não de borracha, como inicialmente cogitado. Em imagens publicadas na internet (imagem em destaque), é possível ver o senador com um sangramento na cabeça e na região do peito, mas consciente.

Veja a nota oficial do presidente do Senado:

“Acompanho com preocupação os desdobramentos do ocorrido com o senador Cid Gomes, na tarde desta quarta-feira (19), em Sobral, no Ceará. Entrei em contato o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, e com o governador do Ceará, Camilo Santana, para obter informações e garantir a segurança do parlamentar.”

Davi Alcolumbre
Presidente do Congresso Nacional

Entenda a crise
Os protestos contra uma proposta de reestruturação salarial estão causando grandes transtornos à segurança pública no Ceará. Desde a última terça-feira (18/02/2020), policiais encapuzados estão investindo contra quarteis e viaturas da corporação para a qual trabalham, a Polícia Militar. Nesta quarta (19/02/2020), um grupo amotinado circulou em viaturas pela cidade de Sobral, a 230 km de Fortaleza, ameaçando comerciantes a fechar as portas.

Diante da crise, o governador cearense, Camilo Santana (PT), pediu a ajuda de tropas federais.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública informou apenas, no fim da tarde desta quarta-feira, que a situação está sendo acompanhada e analisada pelo governo federal.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?